Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

[3dtec] O avanço 3D

No mundo moderno, com inovações surgindo a todo o momento, fica cada vez mais difícil entreter as pessoas, já que estas se tornam mais exigentes diante de um leque de novidades oferecidas pelo mercado. Uma das formas de entretenimento que vem se tornando mais vigente no cotidiano de cada um é a realidade em três dimensões, ou simplesmente o que chamamos de tecnologia 3D.

Apesar dessa tecnologia ser mais comum nos dias atuais, ela já existe a mais de 50 anos. O primeiro filme em 3D exibido nos cinemas ocorreu nos Estados Unidos, em 1952. Claro que naquela época a experiência não funcionava como hoje, era uma realidade mais precária visto que as fontes de estudo não abrangiam uma gama tão grande como hoje podemos encontrar nas bibliotecas ou em sites. Mas ao longo do tempo, através de estudos feitos em cima dessa tecnologia, foi possível aprimorar os elementos que compõem a realidade 3D: o formato utilizado para exibir as imagens, o som, e também os famosos óculos com as lentes azul e vermelha, pelos quais podemos ver as imagens saindo da tela.


Essa experiência de ver os objetos se aproximando é, na verdade, uma ilusão da nossa mente, possibilitado por um fenômeno chamado estereoscopia, ou em outras palavras, a projeção de duas imagens localizadas em pontos diferentes. Automaticamente, nosso cérebro une essas duas imagens, ao mesmo tempo que nos dá a percepção de profundidade e distância dos objetos.

Certamente ainda haverá muitos avanços relativos à tecnologia 3D, que já invadiu os cinemas e agora vem tomando conta das televisões e até de celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário