Pesquisar este blog
sábado, 14 de maio de 2011
[hdw] Criação sem remuneração
sexta-feira, 13 de maio de 2011
[itv] nova webTV
A partir disto, a Sagarana ampliou um pouco suas atividades, oferecendo cursos de capacitação para modelos e atores, oferecendo cursos de teatro, montando projetos artísticos, e outros projetos. Porém estes ainda estavam ligados com o seu ramo de atividade, já o projeto de webTV começa a ampliar as atividades para outros segmentos.
A TV é voltada para a cultura e entretenimento, mas ainda está em desenvolvimento. Estão montando sua grade de programação e no momento estão oferecendo apenas alguns programas. Mas vale a pena conferir os futuros programas que a TV irá lançar, principalmente porque ela promete competir de igual com os principais concorrentes do mercado, já iniciando com uma estrutura forte e funcionários bem capacitados.
[tablets] Veja no iPad
A ideia é bem simples e não é novidade. Levando em consideração que a funcionalidade do iPad e seus recursos visuais e tácteis podem ser explorados de maneira a garantir maior interação por parte do leitor e os tablets vivem hoje seu ápice (especulação pessoal), nada menos surpreendente que a gradual ampliação da revista física para a revista virtual. Esse tipo de diversificação demonstra o quanto as chamadas "mídias tradicionais" estão dispostas a se adaptarem ao cenário potencialmente digitalizado em que vivemos atualmente. A questão não é se a demanda por conteúdo digital vem aumentando ou não, isso já está claro. A questão agora é como aproveitar as oportunidades advindas desse crescente aumento. E mais: a questão é como aproveitar essas oportunidades e perpetuar o modelo de negócio das empresas uma vez que os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos e as "novas mídias" cada vez menos novas. A impressão que fica é a de que agora já não é mais suficiente estar sempre ligado, o ideal é estar sempre conectado.. Um desafio que a Abril certamente não enfrentará sozinha nos próximos anos.
[Redes] OAB vai denunciar usuários do Twitter
As mensagens que estão sendo analisadas pela OAB são essas:
“Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça” (sic). Já Farah
afirmou: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!” (sic); “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta” (sic); além de “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”(sic).
A Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE) afirmou que entrará nesta quinta-feira, 12, com notícia crime no Ministério Público Federal contra Amanda Régis e Lucian Farah. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, justifica a notícia crime por considerar que qualquer forma de preconceito deve ser combatida. “Não podemos permitir que a pessoa, com um certo grau de conhecimento, se utilize da internet para disseminar prática de racismo”, declarou.
Claro que no futebol a emoção fala muito alto, e o que desejamos é o pior para nossos adversários em campo. Infelizmente há excessos que as vezes nem são intencionais, se fala qualquer coisa que possa diminuir seu adversário, mesmo que você, algumas horas depois, perceba que aquilo não reflete sua opinião real sobre ele.
Acho certo a OAB continuar com o processo para dar exemplo mesmo, mesmo pq se todos acharem que podem postar o que bem entenderem, o twitter pode virar um campo de discussões e violência social.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
[ecomm] e-Chat
Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, 20% dos e-consumidores afirmam que preferem interagir com a loja virtual através de chat online com o varejista. Além de ser um método que os internautas têm intimidade, as respostas do varejista chegam a tempo real, agilizando o processo de compra e causando menos desistências. Esse método é considerado pelos internautas como “quase um telefone”.
Porém, o método favorito pelos compradores online continua sendo o email, que possui 58% da preferência.
O perfil das pessoas que disseram preferir o chat online com o fornecedor é composto pela maioria homens, entre 31 e 50 anos, renda e escolaridade superiores a média, além de uma característica bastante curiosa, costumam comprar mais online se comparadas às outras pessoas que disseram preferir outro método de comunicação.
Essa preferência se dá devido à eficiência na comunicação e rapidez de resposta. Porém, o varejista tem que ficar atento para não intimidar o consumidor.
Essa é mais uma possibilidade do e-commerce se aproximar dos seus clientes e de aumentar as vendas do canal.
[Redes]Síria está torturando ativistas para ter acesso a suas contas no Facebook
É... se alguém tinha alguma dúvida de onde as coisas podiam chegar, está ai a resposta.
Em todos os países totalitários, a única forma de comunicação livre para a sociedade é a internet. Por isso as redes sociais vieram em boa hora para quem deseja organizar grupos de resistência a esses regimas e promover ações contra o governo.
A matéria publicada do site businessinsider revela que forças de segurança do governo Sírio estão torturando ativistas políticos para ter acesso a suas contas na rede social. Dessa forma, puderam ter acesso a todas as discussões e possíveis manifestações contra o governo e o pior de tudo, o perfil de muitos jovens que lutam contra o regime.
A síria está prendendo todos que encontra que são contra o regime vigente, e assim deixando menos espaço para atividades de resistência.
Fonte:
http://www.businessinsider.com/syria-is-torturing-activists-for-access-to-their-facebook-pages-2011-5?utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_term=Business%20Insider%20Select&utm_campaign=BI_Select_051011
terça-feira, 10 de maio de 2011
[redes] YouTube lança aluguel de filmes via Streaming
[lctos] Universo Google!
Todos somos fascinados pelo universo do Google.
Ultimamente tenho lido muitas notícias sobre ele e vou falar sobre duas que achei mais interessantes.
A primeira é que ontem, dia 9 de maio, a empresa aprimorou seu recurso para pesquisa de imagens. Agora, se pesquisar uma cidade, por exemplo Roma, as imagens são mostradas com subcategorias como “Roma Antiga” , “ Mapa de Roma” e “ pontos turísticos de Roma” . Ao clicar em alguma das subcategorias, você vê só os resultados relacionados. Clique em POR ORDEM DE ASSUNTO do lado esquerdo e você verá as separações das imagens.
Você deve estar se perguntando, como o Google faz isso? Ele implantou dois algoritmos, um para identificar padrões de imagens e outro para encontrar semelhanças semânticas.
Este recurso, além de facilitar as buscas de imagem, é muito útil para aqueles momentos em que se quer procurar algo mas não sabe exatamente como descrevê-lo.
Acho incrível como as coisas só vão acontecendo e as vezes nós nem reparamos, né?
A outra notícia é que o Google Music pode ser lançado hoje! Isso mesmo! Mais um site para usuários ouvirem, armazenarem e compartilharem músicas pela net! O lançamento deve ser feito em São Francisco, Califórnia durante uma conferência.
Este sérico do compartilhamento e streaming de música entra para competir (principalmente) com o iTunes da Apple, o Spotify e o Amazon Cloud Player.
Pelo que tenho lido, o site que ainda não tem nome 100% definido, não tem acordos com gravadoras, portanto só vai funcionar como “depósito” de músicas para ouvir mais parte por meio de streaming.
O serviço vai estar disponível somente para usuários convidados no começo, depois todos poderão acessar.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
[3dtec] Bate Papo 3D
Com o aumento surpreendente do uso da rede social Facebook, muitas ferramentas foram criadas junto à rede para chamar a atenção dos usuários. O 3D também não ficou fora dessa. O “Bate Papo 3D” funciona como uma comunidade com o objetivo de reunir profissionais da área. Os encontros permitem a geração de conteúdo e aprendizado a todos os usuários. Através da página do Facebook, os interessados podem se beneficiar e ajudar outros profissionais por meio da troca de informações e conhecimento relacionado à tecnologia tridimensional, que ainda tem muito para ser explorada. Além disso, “Bate Papo 3D” também está presente no Twitter, que conta com vários posts aos interessados em 3D.
domingo, 8 de maio de 2011
[Tablet] Futuros substitutos
O que não significa a extinção do uso dos PCs. Não por enquanto. Ainda há muitas coisas que só podem ser realizadas em computadores pessoais, mas que com o avanço da tecnologia isso pode mudar.
Um dos principais problemas é a baixa capacidade de armazenagem para guardar todas fotos, musicas e filmes em grandes quantidades. Outro ponto é a questão da praticidade para se usar por muito tempo, como no caso de escrever um livro. A ausência de um teclado físico, ou algo que o substitua é um grande problema para uso prolongado.
Mas nada que alguns anos de inovação não resolva. Acho que os computadores como conhecemos hoje estão com os dias contados.
[games] O poder das franquias dos games
O final dos anos 70 e início do anos 80 testemunhou o boom dos videogames. Inúmeros competidores, na tentativa de tirar uma casquinha do mercado inicialmente explorado pela Atari, passaram a lançar uma infinidade de jogos com qualidade questionável na crença de que era o suficiente para fazer chover ouro em seus cofres. O público foi bombardeado com games tão ruins e em tamanha quantidade, que o ano de 1983 foi sabático para o setor. Os gamers perderam o interesse e muitos profissionais do setor acreditaram que a febre dos jogos eletrônicos se estilhaçava. Uma das empresas que caiu no mesmo erro foi justamente a...Atari.
Já sob comando da Warner, a Atari pagou uma fortuna (estimada em 20 milhões de dólares da época, que corrigidos, são números expressivos) com o intuito de criar um jogo baseado no filme E.T, o Extraterrestre para sua plataforma Atari 2600. Feito às pressas para ser lançado no natal de 1982, o jogo é considerado um dos piores já criados na história (confira você mesmo no vídeo acima) e foi um dos responsáveis pela derrocada da empresa americana, que literalmente enterrou milhões de cartuchos que simplesmente não vendiam. Era dessa forma precária que se trabalhava a interação de mídias, quando o videogame ainda era apenas um entretenimento infantil.
Shigeru Miyamoto |
Os japoneses, sobretudo os homens da Nintendo, que trouxeram as narrativas próprias para os jogos. Mario e Zelda são exemplos clássicos e primordiais de uma indústria que evoluiu a passos de gigante. Hoje, devido ao poder e maturidade dessa indústria, as narrativas fazem o caminho oposto. Não se apropriam mais de sucessos cinematográficos, ao contrário, geram conteúdo para Hollywood.
Final Fantasy, Resident Evil, Silent Hill, Starcraft, Prince of Persia, Mortal Kombat e Street Fighter são apenas alguns exemplos de franquias nascidas no berço das plataformas eletrônicas que, bem ou porcamente adaptados, movimentaram milhões de dólares fora de sua mídia de origem. É natural que a via de mão dupla continua funcionando e sucessos do cinema (Matrix) seguem sendo adaptados na forma de games.
Terror em Silent Hill |
Se engana quem acha que as franquias são apenas fortes o bastante para gerar filmes. Para citar apenas um exemplo da dimensão do estado atual do setor, escolho o caso da Blizzard que está criando uma parque de diversões temáticos na China. Atendendo pelo nome World of Joyland, o parque será criado simulando os ambientes dos jogos eletrônicos da casa, como World of Warcraft e Starcraft.
As franquias de jogos tomaram uma dimensão inimaginável nos anos 80. Cabe aos donos dos direitos não se limitarem a básica permutação game-cinema e expandirem as possibilidades de exploração das marcas que possuem.
[crdf] Lei Rouanet Vs.Crowdfunding
Porém, a prática comumente verificada entre as empresas, é a de patrocinar somente shows de artistas famosos para se beneficiarem de propaganda gratuita e ainda serem contempladas com o incentivo fiscal fornecido pelo governo. Além disso, segundo dados do próprio Ministério da Cultura, dentre os 6, 4 milhões de reais que foram submetidos à aprovação, somente 714 mil foram aplicados nos projetos aprovados.
Sendo assim, os pequenos e médios artistas continuam sem obter o devido respaldo financeiro para realizar suas apresentações e perfomances. Para tanto, o crowdfunding surge como uma luz no fim do túnel, trazendo a possibilidade do financiamento colaborativo, realizado por simpatizantes e até mesmo pelo próprio público dos artistas.
Sites especializados em arrecadação para produções culturais como o "Produrama" e o "Queremos" trazem agilidade, simplicidade, baixo custo e total autonomia por parte de quem pede doações para realização de um projeto.
Fontes: www.sinprorp.org.br
www.produrama.com.br
www.webinsider.uol.com.br
[Tel Cel] RIM: lança BlackBerry mais fino e com 4G
Os dois lançamentos tem acabamento na estrutura de aço inox escovado e uma tela de fibra de carbono de alto brilho, além disso, são os mais finos entre os BlackBerry, medindo apenas 10,5 mm.
- Os novos smartphones BlackBerry Bold foram feitos sobre uma nova plataforma de alto desempenho com um processador de 1,2 Ghz , tela sensível ao toque e suporte às redes sem fio de alta velocidade 4G/HSPA+.
- A tela sensível ao toque tem desempenho de até 60 quadros por segundo e ação/resposta instantânea, o Liquid Graphis cria uma experiência visualmente rica e completa que responde a gestos.
- Os smartphones incluem suporte integrado para NFC (Near Field Communications), uma nova tecnologia que permite, por exemplo, ler informações, como um link, diretamente de tags inteligentes tocando uma etiqueta NFC com o aparelho.
Segundo dados da comScore para o mês de fevereiro, indicam que a RIM tem perdido mercado entre os compradores de smartphones, na contramão da queda, Google e Apple ganharam mercado.
Fonte: http://www.baguete.com.br
[itv] a igreja na web
Um exemplo da utilização das Web TV’s pela igreja católica está disponível no site http://www.paroquiasaomiguel.com/, na qual possui algumas informações sobre a igreja e também possui o canal de web. No canal é possível assistir documentários sobre a igreja e documentários sobre outros assuntos que envolvem o catolicismo, disponibilizados no arquivo do site. Também é possível assistir a uma programação ao vivo, na qual são transmitidas cenas ao vivo de todas as celebrações papais filmadas pelo Centro Televisivo Vaticano.
Para a igreja, a web TV é um canal de transmissão interessante, que consegue atingir outras pessoas e divulgar a doutrina católica. Assim, os fiéis e as pessoas interessadas no catolicismo conseguem acompanhar os rituais e cerimônias do vaticano e conseguem aprofundar seus conhecimentos assistindo aos documentários.
[redes]Facebook Credits
O Facebook lançou uma nova plataforma que incentivará financeiramente seus usuários para que vejam os anúncios publicados na rede. O programa, que foi introduzido nesta última quinta-feira, 5 de maio, é uma forma de solução do problema de baixa taxa de cliques nos anúncios do site. De acordo com a Webtrends, a taxa média da rede social foi de 0,063% em 2009 e 0,051% em 2010 - o que é metade do padrão da indústria (0,1%).
O programa funciona da seguinte maneira: a rede presenteará seus usuários com os Facebook Credits, utilizados em serviços, como o Facebook Deals, e jogos; cada anúncio visto vai gerar um crédito, equivalente a US$0,10, por enquanto.
Grande parte dos anúncios participantes aparecerão em jogos, em parceria com a Digital Chocolate, Zynga e CrowdStar. Para fazer as análises do programa e os próprios anúncios, a organização convocou as agências de publicidade Sharethrough, SocialVibe, Epic Media e SupersonicAds.
Fonte: Olhar Digital
[Ecomm] Tecnologia nas prateleiras de supermercado
Inspirados pelo sucesso dos sites de comparação de precos e observando tanto o impacto dos smartphones da vida dos consumidores, quanto o crescimento de supermercados online no país, surge a startup MeuCarrinho.
Segundo Andre Nazareth, um dos fundadores, a idéia é “Construir um comparador de supermercados online que possa comparar carrinhos inteiros e que também seja uma base de informações de preços e opiniões sobre produtos acessível de qualquer lugar”.
O protótipo está no ar e já é possível comparar alguns supermercados da cidade de São Paulo, mas o plano é incluir vários outros supermercados online e em diversas outras regiões.
Com isso, a economia poderá chegar até 20%, que é um valor equivalente ao total de 500 caixas de leite em um ano de compras de uma família que opta freqüentemente pela comodidade das compras online.
Várias melhorias já estão previstas para o pré-lançamento, um aplicativo para celular que possibilitará a identificação de identifica produtos via código de barras.
[ecomm] Redes sociais + e-commerce
Dados mostram ineficiência das redes sociais quando se fala em e-commerce.
Segundo dados de pesquisa realizada Forrester Research e GSI Commerce, que durou mais de um mês, indicam que redes sociais influenciam muito pouco o comportamento de compradores online. Apenas 2% dos usuários do e-commerce são provenientes de alguma rede social. Já publicidade em sites de busca, oferece os melhores resultados.
A partir da pesquisa, foi concluído que 77% das compras de bens duráveis e 82% das transações de bens de consumo ocorreram após táticas de marketing interativo, o que demonstra ser uma técnica bastante eficiente. Já 40% das compras de bens duráveis vem diretamente de sites de varejistas, emails e buscas, assim como 70% das transações de bens de consumo.
Esse estudo aponta a ineficiência da mídia social, o que desaponta muitas empresas, já que muitas delas investem maciçamente nessa mídia. Ao mesmo tempo, aponta o melhor caminho, que é a publicidade em sites de busca, pois são nesses sites que o internauta está mais interessado em pesquisar e descobrir outros sites que possam lhe ajudar de alguma maneira. Em redes sociais, os internautas estão mais focados em interagir com outros.
[cloud] livros na nuvem: Kindle App
A Amazon, criadora do Kindle, tem um serviço muito interessante para quem gosta de ler livros. O serviço funciona como uma biblioteca on-line, onde você pode acessar os seus livros a hora que quiser e continuar lendo de onde parou. Basta você ter algum aparelho on-line e com o aplicativo Kindle. Além de ser um serviço muito bem feito, existem aplicativos Kindle para muitos aparelhos mobile, como iPad, iPhone, iMac, Android e sem esquecer do próprio Kindle.
Na Kindle Store existem 810.000 livros disponíveis para compra, fora que 610.000 desses livros custam menos de 9.99 dólares e os clássicos são de graça. Outra coisa legal dos livros digitais é a possibilidade de comprar um “preview” do livro, ai você lê apenas o primeiro capitulo e se gostar compra ele inteiro. É possível também fazer anotações em partes que você gostou. Além disso, se você não conhece uma palavra, basta clicar nela e ver o significado no dicionário.
Esse serviço facilita muito a nossa vida. Antes era necessário ir até uma livraria para compra livros e nem sempre dava tempo, ou se esquecia o nome do livro, ou era muito caro. Agora, durante uma conversa ou uma aula é só puxar o seu celular do bolso e comprar o livro com um clique. Chegando em casa você sincroniza esse livro com uma outra plataforma que você goste e lê o livro.
=]