Falando em colocar as coisas na Nuvem, o jeito mais legal, que eu encontrei até agora, foi o “MobileMe” da Apple. Esse pacote consegue dar uma boa idéia do poder da Nuvem. A principal idéia desse serviço é te dar acesso a todas as suas informações mais importantes e mais usadas no dia-a-dia, em todo lugar.
Ele é dividido em 6 partes: mail, contatos, calendário, galeria de fotos, iDisk e Find my iPhone. Antes de falar sobre cada um deles, saibam que o MobileMe usa uma tecnologia de push que possibilita a sincronização de todas as suas informações entre seus aparelhos logados na sua conta “me”. Essa tecnologia que deixa esse serviço tão interessante.
Bem, o mais comum é o mail. Você ganha uma conta de e-mail “@me.com” Com 10GB e pode acessá-la de qualquer lugar, que tenha internet. O legal dela é que tudo o que você fizer em uma plataforma, vai ser sincronizado com as outras. Por exemplo, você está na casa de um amigo e quer ver os seus emails. Você usa o PC dele para responder algumas coisas, apaga outras e cria um rascunho. Tudo isso que você fez vai ser repassado para o seu Mac em casa, para o seu PC no trabalho, para seu iPhone e para o seu iPad.
Em contatos e calendário é a mesma coisa. Ao criar, apagar, editar e organizar contatos, o serviço MobileMe sincroniza todas essas mudanças com seus aparelhos. Isso vale também para os seus compromissos em “calendário”.
O MobileMe disponibiliza uma espécie de website para você colocar as suas fotos. Ele é útil quando se tem muitas fotos e quer coloca-las em um lugar para seu fácil acesso e de terceiros.
O quinto aplicativo é o iDisk. Ele é literalmente uma extensão de 10GB do seu hard-drive na internet. Nele se pode colocar tudo, desde software até livros, com muita facilidade. O iDisk representa o conceito de Cloud Computing perfeitamente. Vou exemplificar com uma situação: Voce faz ESPM e vai assistir aula de Finanças. As aulas de finanças são nos laboratórios de informática, onde tem PCs. No final da aula, você quer ficar com o exercício que foi feito para depois estudar. Então, você abre o navegador, entra na sua conta MobileMe e da um upload do arquivo para sua pasta “ESPM>Finanças”. Pronto. Automaticamente o seu exercício estará disponível para você em casa ou no seu iPhone/iPad.
O ultimo app do MobileMe é para quem tem iPhone, iPod ou iPad. O “Find my iPhone” localiza o seu iDevice em “qualquer lugar” (deve dar 100% certo nos EUA e tal, mas aqui funciona até que bem...tipo, nunca me deixou na mão). Além disso, esse programa pode exibir uma mensagem na tela do aparelho caso ele tenha sido perdido e até apaga-lo inteiro, para proteção da sua privacidade. Esse serviço é útil quando se perde o aparelho e não sabe se está no trabalho, em casa ou na casa de um amigo. Você pode baixar o app do “Find my iPhone” em um iQualquercoisa de um amigo e localizar o seu.
O MobileMe disponibiliza outros serviços também, mas esses citados a cima são os de maior destaque.
E quando custa tudo isso? US$100,00 por ano. É importante dizer, que tudo o que o MobileMe faz está, de uma certa forma, espalhado pela internet, mais barato ou até de graça. Então, se você se interessou pelo serviço faça free trial de 2 meses e pense bem se esse serviço seria útil na sua vida.
Para mais informações sobre o MobieMe: http://www.apple.com/mobileme/features/me-dot-com.html