Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

[ecomm] Compras fáceis

Como facilitar a vida de seu e-cliente.

Vendas online já é um desafio pela desconfiança que o usuário tem de efetivá-la, expondo seus dados e correndo o risco de pagar e não receber o produto. Visto isso, o site tem que oferecer todas as facilidades possíveis para o cliente realizar a compra.

A usabilidade, ou seja, a facilidade do usuário acessar o site e realizar todas as ações que desejar, é algo muito importante para os sites que praticam o e-commerce.

Para deixar mais usável o site devemos deixá-lo o mais clean possível, não exagerar nas imagens, nem nos grafismos. Desse modo o usuário entende melhor o conteúdo e acessa mais rapidamente as páginas. Isso faz com que o visitante não se canse e mais dificilmente, ocorrerá a desistência a compra.

Pesquisas indicam que é 25% mais cansativo ler através do computador comparado a leitura no papel. Isso nos mostra que textos nos sites devem ser curtos e diretos, para que os usuários os leiam com facilidade e os entendam integralmente. Além disso, faz com que o usuário saiba todas as regras de utilização do canal, não criando dúvidas ou afirmações de duplo-sentido.

É interessante também colocar uma tarja de busca no home-page, desse modo o usuário pode encontrar o que deseja mais rapidamente. Além disso, é importante colocar na página inicial o que a empresa vende e um pouco sobre ela.

E o mais importante, devemos facilitar a ação da compra o máximo possível. Deve estar explícito o botão que efetiva a compra, pois caso haja dificuldade, o usuário desistirá facilmente da ação.

[hdw] Fiat Mio

Você, que não gosta de números, ou de processos industriai, já imaginou participar do desenvolvimento da criação de um carro? Pois é, a Fiat, pensando no carro do futuro, decidiu abrir suas portas da criação para o público, montando o primeiro carro colaborativo do mundo.

A partir uma plataforma on line, o público poderia apontar seus desejos a cada etapa do projeto. Segundo o tempo passava e, com as novas etapas do projeto, o carro era construído, de forma dinâmica, levando em consideração as ideias do público e a leitura analítica da Fiat.

Foram 1200000 visitantes, sendo 13 mil cadastrados e 10 mil ideias, até conseguir expor o carro, em outubro passado, no Salão do automóvel.

A empresa elaborou um making of para contar o processo.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

[tablet] Brasil, o país dos impostos

Uma coisa que não podemos negar de fato, é a febre dos tablets em âmbito mundial; E isso de forma cada vez mais intensa. Podemos ver isso na produção destes dispositivos, que em vários países, principalmente naqueles com preços mais acessíveis, algumas vezes não da conta de atender a demanda. Ao que tudo indica nos próximos meses essa mesma febre vai atingir o Brasil, e quem sabe até de forma mais intensa, já que o brasileiro este cada vez mais ligado em tecnologia e incrementando seu consumo. Porem a principal razão que da base para essa afirmação, é uma nova idéia proposta pelo Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior (MDIC) de reduzir os impostos sobre este tipo de produto. Caso seja aprovado, os tablets podem ter uma redução nos preços que pode chegar a 30% em relação ao praticado atual;
Isso se deve à redução proposta do IPI (Imposto sobre produto industrializado) e do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços); Para isso os tablets devem passar a fazer parte do Processo Produtivo Básico, o que implica em etapas de fabricação mínima que as indústrias devem cumprir, como percentuais de produção nacional, para obter estes benefícios fiscais.

Alem disso há uma chance da inclusão dos tablets no programa ´Computador para Todos´ que busca também uma redução dos impostos sobre estes produtos. Isso visando permitir com que todos tenham acesso e se modernizem.
É, parece que o futuro é promissor para esse mercado.

[tablets] Acredite se quiser...

Foi anunciada no dia 01 de Abril pelo site Techtudo (http://www.techtudo.com.br/) a mais nova parceria entre Microsoft e Apple, anteriormente rivais porém agora grandes parceiras. Decididos a liderar o segmento de tablets com uma projeto único e 100% desenvolvido pelas duas gigantes em tecnologia, foi lançado o novo xPad 360. Unindo a funcionalidade e o design fo iPad ao desenvolvimento de games e à plataforma do Xbox 360, o xPad 360 foi lançado para destruir qualquer tipo de concorrência tanto no segmento de tablets quanto em plataformas para games e seu lançamento provocou mudanças significativas no cenário do mercado até então disputado pelas duas empresas.

xPad 360 (Foto: Divulgação)

A matéria divulgada pelo Techtudo poderia ter representado uma verdadeira revolução nesse cenário e contribuido para que muitos diretores de empresas rivais perdessem o sono por dias. Mas o que realmente aconteceu foi uma brincadeira para comemorar o Dia da Mentira de maneira divertida e inteligente. O site apenas revelou tratar-se de uma brincadeira no final da matéria e chegou até a postar a imagem acima para brincar com a possibilidade da improvável parceria! Mesmo assim, uma pequena dúvida permanece ainda que de maneira lúdica: será que um dia essa brincadeira será realidade?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

[itv] a evolução das TV's de web


As TV´s de web vêm crescendo bastante e conquistando um espaço cada vez maior entre as mídias disponíveis. Por conta disso, ela está se profissionalizando, colocando equipamentos mais modernos e melhores profissionais para gerir o negócio e para produzir os programas.



Tudo isso é conseqüência do crescimento da sua relevância que resulta em uma maior atenção por parte dos investidores e anunciantes. Esse meio está conseguindo arrecadar cada vez mais investimentos de pessoas que apostam no crescimento desta mídia e de anunciantes que desejam estar em contato com esse público.



Porém, muitos canais de web ainda possuem um formato com muitas características amadoras. Muitos dos profissionais não têm uma grande experiência na área, logo, não são os mais indicados para fazerem suas funções, dando a alguns programas um ar de amadorismo.



Alguns apresentadores não possuem uma naturalidade para apresentar ou experiência suficiente, logo, quando surge alguma dificuldade, eles não sabem qual atitude tomar, ou acabam tomando algumas atitudes ruins durante a transmissão do programa.



Mesmo com o aumento de investimentos nesta área, ainda não são suficientes para que os programas possuam super produções e excelentes profissionais da área e talvez esse seja o maior motivo de alguns programas parecerem meio amadores em alguns momentos.



Um dos últimos exemplos que estouraram na internet foi o da apresentadora Dra. Gláucia que, acompanhada de um músico, decide cantar uma música sobre auto-estima. O músico começa a tocar um arranjo muito bonito, mas quando a apresentadora canta, a intenção de passar uma lição para os espectadores cai por água a baixo, tornando-se uma piada pronta para os comediantes.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

[games] Gamers como aliados



O contraste entre a pujança da indústria dos games com a quase bancarrota da indústria fonográfica é decerto o fato mais notável dentro da cultura pop nesse início de século XXI. A adaptação aos novos tempos é um forte argumento que ajuda a entender essa rápida troca de papéis.
           
A indústria fonográfica, diante da pirataria incontrolável iniciada pelo Napster e perpetuada pelos softwares P2P, optou por tomar o público como um inimigo. Fez lobby, processou laranjas, colocou alguns na cadeia, bateu perna e fez biquinho. Tentou usar sua força para deter uma mudança estrutural e perdeu terreno. Apenas agora está começando a perceber a necessidade de adaptar seu modelo de negócio aos novos tempos e inéditas tecnologias. Algumas empresas de softwares seguiram o mesmo caminho errôneo, impondo barreiras aos seus códigos e tomando usuários que tentassem adapta-los por hackers.

Uma ala dos produtores de games fez exatamente o oposto e se deu muito bem. Em vez de apontar o dedo para seus próprios usuários, eles os tomaram como aliados no processo. The Sims é um exemplo universal e adequado. O jogo de simulação da realidade permitia que os usuários alterassem os skins, a aparência, de personagens e objetos do jogo, escolha que só trouxe bons resultados para a Maxis, produtora do software. Os jogadores, muito mais numerosos, criativos e antenados do que os programadores, não apenas tornaram-no mais divertido como aumentaram sua vida útil. Se o game ficasse restrito aos elementos pré-programados, logo enjoaria. Com isso não, o usuário cansa e baixa uma série de modificações, podendo colocar o Barrichello ou o Hitler para tomar banho numa banheira gótica. Não por acaso o The Sims é o jogo de PC mais vendido da história, superando World of Warcraft com folga.


O poder criativo do usuário não se limita ao moderno. Quem tinha um Mega Drive nos anos 90 deve se lembrar do clássico Streets of Rage (Bare Knuckle) de 1991. Principal nome do gênero Beat ‘em ‘up, o jogo ficou marcado pela sua jogabilidade e inesquecível trilha sonora. Eis que após oito anos de desenvolvimento, fãs carentes do jogo lançaram a versão final do “Streets of Rage Remake”, jogo não-oficial que mescla personagens e fases das três versões da franquia, acrescentando novos cenários, encerramentos, trilha sonora remixada e novos efeitos gráficos impensáveis para um 16bits, mantendo, é claro, a jogabilidade de sempre. A franquia é tão forte que os fãs, décadas depois, criam versões definitivas para suprir a lacuna deixada pela Sega. Versões mais legítimas que certos remakes oficiais que apenas queimam a franquia por falta de entendimento do público e do conceito do jogo. (Como Age of Empires III da Microsoft).

O futuro se abre para aqueles dispostos a compartilhar impressões e tecnologia com seus usuários numa relação amigável onde ambos os lados ganham, tendo neles o principal aliado, jamais um inimigo a ser acossado e processado. Finalizo o post com a lembrança da opening de SoR 1 por Yuzo Koshiro.


[trabalho web 2.0] Redes Socias


Redes Sociais No mundo moderno em que vivemos atualmente, não se pensa em outra forma de colocar o que se está fazendo na hora exata em que as coisas estão acontecendo, sem estar diretamente relacionado com as redes sociais. Um mundo cibernético onde se é possível fuçar no perfil do seu namorado sem que ele saiba, uu então ver aquele clipe da sua banda preferida sem ter que esperar o MTV top10. Um lugar aberto para discussões, opiniões e as mais diversas formas de expressão, onde é possível discordar, argumentar e concordar com pessoas virtuais que estão na rede em busca de algo em comum. Pessoas em busca de outros e de conexão.

As redes sociais são um meio de se conectar com outras pessoas via internet, onde, geralmente, existe um perfil do usuário cadastrado que expõe seus interesses, hobbies, escolaridade, links, preferência sexual, ou qualquer outra informação que queira compartilhar. As redes sociais não envolvem apenas pessoas, mas também empresas e negócios, uma vez que com as informações dos usuários fica fácil destingüir o público-alvo. De acordo com a pesquisa feita em julho de 2010 pelo Instituto Nielsen, os brasileiros são os que têm mais maior presença nas mídias de relacionamento virtual. Os principais players das redes sociais são: Orkut, Facebook, Digg, MySpace, Reddit, Friendfeed, Anybodyoutthere e Del.icio.us. Entre as citadas, algumas são mais conhecidas no Brasil, como o Orkut e outras menos. Umas delas são mundialmente conhecidas, como o Facebook e MySpace.

Facebook- Rede social lançada em 2004 possúi mais de 500 milhões de usuários ativos e tem mais de 65 bilhões de pageviews por mês. É também, de acordo com “Ad Planner Top 1000 Sites” o site mais acessado em 2010. Permite a criação gratuita do perfil de usuário que divide fotos e temas de interesses com seus amigos e colegas. Tem como vantagem a restrição de dados para determinadas pessoas e a criação de grupos pessoais. É uma ferramenta poderosa de marketing e divulgação dos mais variados negócios. Ainda não é a maior rede social do Brasil, mas isto está prestes a mudar, devido ao crescimento e às inúmeras utilidades a mais que seu concorrente,
o Orkut.


Orkut- Rede social com maior participação de brasileiros. Esta rede tem o objetivo de conectar amigos e pessoas com interesses em comuns. É possível fazer um álbum de fotos e vídeos e postar recados no mural dos amigos. Além disso, os membros podem criar suas próprias comunidades ou aderir a uma já existente e encontrarem pessoas com interesses em comum. A rede Permite personalização do perfil através de temas e permite que voce faca pesquisas de opinião em comunidades, podendo obter um feedback rápido a respeit de produtos e serviços. E as desvantagens são a falta de monitorados pelo serviço, o que faz um ambiente propício para perfis falsos, e o elevado número de spam. Google Friend Connect -Rede social que permite que os sites da internet se tornem mais sociais ao trazer os amigos e as informações de redes sociais como Orkut, Facebook. A rede social se transforma em um lugar onde as pessoas
se encontram e se conhecem com os recursos de fácil utilização.
http://www.youtube.com/watch?
v=BIEwUxMrJ4Y

MySpace- Rede interativa de perfis de usuários, fotos e vídeos. Surgiu em 2003 e é uma das maiores dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de usuários. O mais interessante desta rede é a
capacidade de hospedar mp3, o que fez com que muitos músicos e bandas se cadastrassem.

Digg- Rede interativa com usuários que podem postar links de notícias, podcasts e vídeos. Os usuários são capazes de avaliar as noticias que são divididas em seis categorias: Sports, Entertainment, Gaming, Science, World & Business e Technology. Muitos sites brasileiros foram inspirados na idéia do Digg, como
o Digga, Linkk, Rec6 e Levitar. A desvantagem desta rede social é que não tem tradução para o português.

Reddit - Muito semelhante ao Digg, os usúarios podem postar links e vídeos e avaliar ou comentar sobre os temas. No Reddit os usuários podem votar se gostam ou não do tema, os melhores temas vão para a primeira página do site. A vantagem é que esta rede tem suas ferramentas traduzidas para o português. A desvantagem é que ainda é pouco conhecida e utilizada no Brasil.
Friendfeed- Esta rede social surgiu em 2007 e é uma agregadora de feeds, que consolida as atualizações dos usuários de suas mídias sociais (como o Facebook), seu blog, microblog e sites de bookmark social. Tem como objetivo transformar as informações da web mais relevantes, sendo o site a ferramenta para esta descoberta.


anybodyouttthere.- Esta rede social tem o intuito de estar sempre presente na sua vida, para quando ocê precisar. Quando você não encontrar alguma informação nos sites de busca, ou até mesmo quiser expor sentimentos sempre terá alguém em algum lugar da web para te responder no anybodyoutthere.

Del.icio.us- Rede social que permite adicionar e pesquisar bookmarks (favoritos) sobre qualquer assunto. Uma ferramenta para arquivar e catalogar sites preferidos para ser facilmente acessado de qualquer lugar. Também pode ser usado para criar listas de presentes. A rede social permite a instalação de uma barra de ferramentas, que facilita o uso do site.

qual o seu perfil???

[3dtec] Chega dos óculos 3D!

Já pensou vivenciar a experiência tridimensional sem o incomodo dos óculos 3D? Pois é, essa realidade está mais próxima do que você imagina. A LG criou um smartphone capaz de realizar isso, o chamado Optimus 3D. O aparelho tem a capacidade de reproduzir vídeos 3D sem a necessidade dos óculos. Para que isso aconteça, há um entrelaçamento de imagens que permite que nosso cérebro enxergue a exibição da mesma forma que vemos os objetos no mundo real. É uma diferença entre dois locais do mesmo objeto que nos dá um efeito tridimensional bem convincente.

O Optimus 3D possui uma ferramenta na qual os usuários têm acesso a todos os recursos 3D que o smartphone oferece, como por exemplo, galeria de vídeos e fotos, jogos e clipes. Não só isso, mas o aparelho ainda contém duas câmeras de 5MP com lentes paralelas que produzem conteúdo tridimensional. E esse conteúdo pode ser enviado via Wi-fi ou por cabo para TVs 3D. Contudo, neste caso, você precisará recorrer aos óculos novamente. É, parece que a inovação não tem freios, quando se pensa que a tecnologia 3D está sendo inserida no mercado, já surge outra com um passo a frente para aguçar ainda mais a curiosidade das pessoas.

[trabalho de web 2.0] Cloud Computing - Vídeo



http://www.youtube.com/watch?v=t76cERNaoOo

[Trabalho WEB 2.0] Twitter Ecosystem


Um novo universo do Passarinho Azul

Com o enorme crescimento do Twitter foi necessário a criação de diferentes aplicativos para a melhor e mais eficiente navegação no site, filtrando o conteúdo que mais interessa ao usuário. Foram criados tantos aplicativos que para esse novo universo denominou-se Twitter Ecosystem o conjunto de todos eles.

Com tantas mensagens sendo postadas simultaniamente a respeito de diferentes assuntos, só utilizando a interface tradicional do site é praticamente impossivel acompanhar tudo que está acontecendo. Alguns aplicativos como o Cadmus ajudam a administrar, filtrar e organizar o conteúdo, além de facilitar a leitura dos posts, dividindo-os por assunto. Através dele o usuário ve apenas o conteúdo que foi gerado desde sua último login no site, mas pode selecionar diferentes linhas de tempo como postagens na últimas 6 horas ou nos últimos 3 dias. Para utiliza-lo não é necessário cadastro, apenas logar com sua conta do Twitter. Essa ferramenta pode ser muito últil quando o usuário está a procura de comentários a respeito de alguma notícia recente e específica.

O aplicativo Tweetwally possibilita uma pesquisa por #HashTags, @Usernames ou “Key Words” (palavra chave). Além de ajudar na busca ele também facilita a apresentação redimencionando a página para apresentações ou visualizações em projetores, monitores ou a tela do Iphone.

O Write4net é basicamente a ampliação do espaço disponível para um Tweet para além de 140 caracteres, transformando o Twitter em uma ferramente semelhante a um blog. Essa ferramenta é destinada para pessoas que desejam expressar suas opiniões e pensamentos, porém não podem ou querem publicar diversos Tweets por dia. Além disso esse aplicativo possibilita a integração de imagem, vídeo aos Tweets. O ponto negativo desse aplicativo é que muitas pessoas podem deixar de ler a mensagem por ser muito longa, visto que os usuários do Twitter buscam informações rápidas e de fácil entendimento.

Outros aplicativos que são muito populares entre os usuários do site são o Twitpic, We Fallow e o The Tweeted Times. O Twitpic é uma ferramenta que permite ao usuário do Twitter colocar fotos e vídeos em seus posts. Nos posts aparece um link que, quando clicado, leva o usuário a foto ou ao vídeo. O We Follow seleciona os top`s do Twitter separados por categorias em listas como, por exemplo, celebridades, músicos, Bloggueiros e News. O Tweeted Times é um aplicativo para os usuários que querem se manter informados com as últimas notícias pelo mundo. Podendo selecionar mensagens por autores ou canais como CNN e CBS o usuário seleciona quais notícias quer ler.

Grupo: Beatriz Cattel; Jéssica Pazos; Juliano Zeitlin; Stephanie Kim; Victor Chiovetto.

Web 2.0 - Aplicativos e Redes profissionais

Grupo: Eric Libardi Pereira, Kaue Alves Antonioli, Luiz Alberto Vaz Guimaraes Santoro, Marcel Woo Balint, Raphael Costa, Tomas Afonso Caetano.

[trabalhoweb2.0] Cloud Computing





Computação na Nuvem...mas o que é isso?

Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. O termo também é utilizado para batizar tudo aquilo que está hospedado na web, na chamada "nuvem". Um exemplo: se seu e-mail é o Hotmail, ele está na "nuvem", hospedado em algum lugar da internet que você nem sabe exatamente onde é. Se você guarda suas fotos na internet ou tem arquivos também salvos fora do seu computador, elas também estão na nuvem. Assim, você pode acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento.

Uma grande vantagem do Cloud Computing é que o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço. Além dis

so, trabalhos colaborativos se tornam mais fáceis uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Ela também facilita o compartilhamento de dados.

Exemplos:

Google Docs

O Google Docs é praticamente um pacote Office da Microsoft, só que com a

vantagem de ser online, permitindo maior segurança

para se salvar arquivos e maior facilidade no transporte.

Com ele é possível fazer praticamente tudo online.

Alem de criar, carregar e modificar documentos na rede, é possivel também compartilhar documentos com outros usuários. Isso permite com que estes também realizem modificações em tempo real no mesmo documento. Assim, um mesmo arquivo pode ser produzido por varias pessoas, a distancia e em tempo real. Isso tudo mediante uma autorização previa do gestor do arquivo.

Planilhas no formato do Excel, com todas as suas funções e facilitadores como: classificação por colunas; inclusão de tabelas, imagens, comentários e fórmulas, podem ser utilizados no Google Docs.

Caso a opção seja por alterar um documento já existente, e não criar um totalmente novo, no Google Docs é possivel importar inúmeros formatos de arquivo, como DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT.

Apesar de todas essas vantagens para o usuário, trata-se de um serviço oferecido pela Google gratuitamente.

Zoho

Zoho é chamado de escritório online, pelo próprio site da empresa. Ele é basicamente o mesmo que um Google Docs, que nada mais é do que um pacote Office online, trazendo com isso algumas vantagens, como edição em tempo real.

Possui alguns programas muito interessantes que podem ser usados online, ou seja, sem a necessidade de se realizar o download.

Exemplos são: Editor de texto (Zoho Writer), Planilhas de calculo (Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show), bloco de notas (Zoho Notebook), conversa em tempo real (Zoho Chat).

Já no âmbito corporativo e empresarial, algumas vantagens que podem ser aproveitadas são: Aplicações de gestão de projectos, CRM, e base de dados. Por isso podemos afirmar que ele é mais voltado para empresas, pois possui este apelo administrativo, com relação aos outros.

Por possuir esse diferencial, e ser mais avançado tecnicamente em algumas funções, seu uso é pago mediante a licitações de uso temporárias. Apesar disso, dependendo do uso e da finalidade, pode acabar valendo a penao custo maior devido às vantagens.


EyeOs
O Eyeos é um sistema que pode ser utilizado para finalidades corporativas e pessoais,

baseado no conceito de Cloud Computing.

Para utilizá-lo basta ter instalado em seu computador qualquer sistema operacional com acesso à internet e um browser. Com estes requisitos, já será possível utilizar todos os recursos que um sistema operacional possui, como por exemplo, gerenciador de arquivos, messenger, calculadora, editor de textos, entre muitos outros.

Além disso, há a possibilidade de se desenvolver aplicativos personalizados para o sistema e, depois, distribuí-los em um site mantido pela companhia.

Basicamente, consiste em um sistema que permite a edição e acesso à arquivos do usuário, sem que este precise estar sempre na mesma máquina.

Há ainda a possibilidade de se manter uma rede interna para comunicação e troca de arquivos entre usuários da mesma rede, além da possibilidade de alteração do arquivo simultaneamente com estes.

Outros Exemplos:

A
tualmente, existem diversos programas e aplicativos baseados no conceito de Cloud Computing, ou seja, acesso à arquivos com a mobilidade de se ter tudo em uma “nuvem” na rede.

Um exemplo de aplicativo que segue esta linha, é o Mobile Me, criado pela Apple, que permite que se mantenha sincronizado seu Iphone, Ipad, Mac e PC. Com isso, e-mails, contatos e eventos de calendário estarão disponiveis em todos os dispositivos do usuário.

Além disso, é possivel armazenar e compartilhar arquivos online, montando até uma galeria de fotos e vídeos.

Dentre outros recursos, incluindo um webmail, o Mobile Me, oferece o aplicativo ‘Buscar meu Iphone’, o qual torna possível procurar Iphones ou Ipads perdidos, através de um mapa e de sinal sonoro.

Já no caso do Windows Azure, sua maior aposta está emferramentas para desenvolvimento de novos aplicativos, sem a necessidade de grandes estruturas físicas, e a possibilidade de testá-los em um sistema que permite alterações em qualquer lugar e a qualquer instante, antes de lançar para o mundo.

Há ainda a utilização deste conceito em programas de antivírus, como é o caso do Panda Cloud Antivirus. Este não se difere muito dos outros semelhantes do mercado, porém, possui uma arquitetura extra, ou seja, um módulo que roda nas nuvens. Desse modo, analisa em tempo real qualquer tipo de comportamento ou arquivo suspeito e toma as decisões de segurança necessárias sem intervenção do usuário.


Vantagens e Desvantagens do Cloud Computing:

Vantagens:

· Baixo custo: Você só paga pelo que utiliza; não é necessário ter uma equipe de TI destinada para cuidar do serviço; não é preciso comprar nada, no máximo paga-se um assinatura mensal de acordo com o que você utiliza – você só paga o que utilizar;

· Simples de usar: o usuário não precisa se preocupar com o que está por trás do aplicativo, basta acessar e utilizar; as atualizações são feitas automaticamente; é customizável de acordo com a necessidade de cada um; sua instalação é bem simples, não demanda tempo nem pessoas especializadas;

· Não ocupa espaço;

· É bom para ser utilizado em pequenas empresas, que não têm condições de pagar por softwares de gerenciamento como SAP;

· Pode ser utilizado tanto por empresas como por consumidores finais;

· Pode ser acessado em vários lugares, de vários computadores, basta estar conectado à Internet.

Desvantagens:

· Diferentemente dos softwares, não pode ser acessado off-line;

· Por mais que os desenvolvedores dos aplicativos garantam que eles são muito seguros e confiáveis, muitas pessoas ainda desconfiam e não acreditam na garantia de segurança em colocar dados confidenciais na rede.


Por: Carolina Andrade, Mariana Linari, Rodrigo Correia, Luis Fernando Medeiros, Paula del Bosco, Wenceslao Loinaz

[redes] Desencontro 2011

O encontro, que reúne 600 internautas que passam grande parte do seu día conectados, acontece na cidade de São Paulo.

Vários blogueiros, tuiteiros e usuários do Orkut, Facebook e YouTube, que possuem gostos e ideias similares, se unem numa grande interação e compartilhamento de informações.

O assunto vem ganhando destaque nas mídias tradicionais e já resultou, inclusive, em encontros como o Campus Party, que ocorre em São Paulo e é considerado o maior evento de inovação tecnológica, internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Desta vez, entretanto, o palco dos debates é Fortaleza, onde acontece, até hoje, no Marina Park Hotel, o "Desencontro 2011", maior evento já realizado na região Nordeste.

Ivila Bessa, editora de conteúdos digitais do jornal, diz que o público, através das mídias sociais, tem a função de ser coautor da produção da notícia, além de debater e ajudar a disseminar o conteúdo. "Para nós não basta a notícia ser lida, ela tem que ser disseminada". A editora acrescenta que o web jornalista não sabe tudo, que o público sabe muito mais, por isso sempre buscam estimular esse diálogo com o leitor. "A noção de furo jornalístico foi completamente destruída, o público é quem detém isso, ele vai na rede social e coloca tudo lá".

Entre inscritos e credenciados o encontro reúne aproximadamente 600 pessoas. São internautas que passam boa parte do seu dia conectados. Alguns, inclusive, saíram do anonimato diretamente para a fama. Como é o caso do professor e radialista que mora no Piauí, Lucas Brito, 26, conhecido como Lucas Celebridade. Ele é responsável pelo blog Lucas Fama Pop. "Criei um blog com ensaios sensuais temáticos, fui colocando vídeos como se fosse uma celebridade e aquilo foi despertando o interesse da mídia, que começou a me tratar, de fato, como celebridade", relata.

O estudante de jornalismo Emílio Moreno é outro "viciado" nas redes sociais. Sua relação com a internet iniciou na faculdade, quando começou a usá-la para falar sobre o mercado de comunicação e suas impressões sobre Fortaleza, através do blog Liberdade Digital. A partir daí, começaram a surgir trabalhos na internet.

Emerson Damasceno, advogado e idealizador do Desencontro 2011, admite que é um apaixonado por mídias sociais. "Estou sempre conectado". Ele se insere no grupo dos profissionais que atuam no novo mercado criado a partir das mídias sociais. Prova disso é que hoje é proprietário de uma agência de marketing digital que trabalha com soluções para as empresas se inserirem nas mídias sociais.


O Desencontro 2011 hoje segue com vasta programação. Os painéis serão iniciados a partir das 9h, no Salão Atlântico Hall, com as seguintes temáticas: "Cinema, Mídias Sociais e as Novas Mídias", "Fama x Conteúdo na Internet", "Internet e Jornalismo: liberdade de Informação e Imprensa Livre" e "Vídeos, Videologs e Streamings".



Web 2.0 Compartilhamento de Fotos





O segmento


Bons tempos aquele em que as câmeras fotográficas eram analógicas e no máximo o filme tinha 36 poses, após a revelação lá estavam as 36 fotos em um álbum.

Melhores ainda os tempos atuais das camêras digitais, com memórias cada vez maiores e mil, 2 mil e mais fotos não é algo absurdo, mas o que fazer com elas? Revelar tudo é complicado, tanto se pensar nos custos, quanto se pensar no espaço físico que estas ocuparão.


Assim, as fotos ficam armazenadas na memória do computador, mas todos querem ver e mostrar os seus retratos e ai começava o problema, como transportar todas?


Foi pensando nisso que surgiram os sites de compartilhamento de fotos, que apresentam entre si algumas diferenças, mas que tem a mesma utilidade e funcionam basicamente da mesma maneira .


Funcionam como um grande arquivo para armazenamento de fotos e vídeos, em que se é necessário ter uma conta para acessá-lo, muitos usam a conta do Facebook ou do Gmail mesmo, após o login o usuário faz o upload de suas fotos e a partir daí tem algumas opções.


Escolhe se as fotos serão privadas, só para amigos ou abertas a todos, podem ser organizadas em álbuns e modificadas através de alguns mecanismos simples de edição, como cropping e red eye. Também é possível colocar Tags e opcionais como o reconhecimento de rostos, além de montar slide shows e mandar para impressão as melhores.


Principais Players

Principal player do segmento, por ser o que possui maior número de usuários com mais de 26 milhões de usuários e 4 bilhões de imagens. Pertence ao Yahoo! E foi lançado em 2004.

Para ser um usuário existem duas opções, a conta Free e a Pro. A Free, como o próprio nome já diz, é gratuito e permite o upload de 100 MB de fotos e 2 vídeos por mês, sendo que apenas as 200 mais recentes poderão ser visualizadas na página individual, as outras podem ser vistas através de links que direcionam diretamente para a página e só pode organiza-las em 10 galerias.

Por R$45,00 por ano o usuário se torna dono de uma conta Pro, que tem como benefícios o envio ilimitado de fotos e vídeos, armazenamento de filmes em HD, fotos em resolução original, uso de 60 galerias e navegação sem a interferência de propagandas.

Pode-se dizer que o Flickr é o site de compartilhamento de fotos que mais “amadores” usam, por ser de fácil uso e estar presente como aplicativo em diversos smartphones, assim os usuários fazem carregamentos diretamente do celular para o Flickr.

Em 2004, a empresa Picasa Inc. foi comprada pelo Google e só a partir deste momento passou a ser um site de compartilhamento de fotos gratuito, que até então era pago.

Possui as mesmas função que os seus concorrentes, como ferramentas de edição, entre elas poder recortar a imagem e a remoção de olhos vermelhos, organizar e separar as fotos por categorias, facilitando bastante a procura das imagens quando necessário.

O Picasa, se posiciona como um site mais para profissionais do que os outros e seu principal diferencial é o fato de ser não só um site para o armazenamento das imagens, mas também um site de busca de fotos, característica muito ligada ao seu dono Google. Na parte superior da interface existe uma barra para a busca de fotos, o que agiliza bastante o processo de quem procura algo especifico. Ao salvar uma foto o usuária salva junto uma key word que possibilitará a busca futuramente.

O Picasa também possui um aplicativo para ser instalado no computador para facilitar o upload das fotos do HD do computador, para o Picasa Web Album, que permite o armazenamento de até um 1 Giga gratuitamente, para mais espaço é necessário pagar.


O Divvyshot, como os outros já apresentados, é um site de compartilhamento de fotos que tem vários pontos em comum com os outros, como poder decidir o nível de privacidade, armazenamento por pastas e pertencer a alguma gigante no mercado da internet, no caso, desde 2009 o divvyshot pertence ao Facebook.

Tem um layout muito profissional e de simples manuseio, possuindo mais de 200 mil fotos cadastradas. Este é o site que apresenta o maior diferencial, ao contrário dos outros, que tem as fotos diretamente ligadas a câmera, o divvyshot as organiza por lugares, pessoas e momentos. De uma maneira muito semelhante que o facebook organiza suas fotos, no divvyshot a partir do momento que uma pessoa é tagged em uma foto, esta também compartilhando a imagem.

Atualmente, como parte do processo de aquisição feito pelo Facebook, o site não está aceitando novos cadastros, e até o momento que não era parte do grupo Facebook possuía mais de 40 mil usuários. Ao entrar no site, a pessoa é automaticamente redirecionada ao portal da rede social.


O Snapifish, como todos os sites semelhantes, não é uma empresa individual e sim parte de um grupo grande do ramo na Internet e tecnologia, neste caso a HP. Existe desde o ano 2000 e possui mais de 30 milhões usuários.

O grande diferencial é ter espaço ilimitado gratuitamente e o fato de estar conectado com empresas de impressão e poder fazer presentes com as fotos. Ao se registrar no site o usuário ganha um voucher que vale 12, 20,25 ou 40 revelações, dependendo da promoção no momento do cadastro.

As fotos podem ser compartilhadas via email ou, para os outros usuários também, através dos álbuns.


O Kodak EasyShare Gallery é o único dos maiores players que não tem um serviço de entrada gratuito. Da mesma forma que os demais serve para compartilhar e armazenar fotos de forma segura, já que a memória na internet não está sujeita a acidentes de percurso que poderiam danificar as fotos.

Tem um contato direto com a conta do Facebook, assim, os álbuns do Kodak EasyShare Gallery, podem ser os mesmo do site de relacionamentos. O álbuns do Gallery também pode ser acessado através de smartphones, assim, as fotos tem de fácil acesso de qualquer lugar.

Mas o grande diferencial mesmo é que as fotos podem ser reveladas com muita facilidade, basta envia-las do Gallery para alguma das enumeras maquinas da Kodak espalhadas pelo país, estas ficam em Supermercados, shoppings,...Além disso, é possível encomendar uma série de presentes, como canecas, calendários, cartões postais, álbuns de fotos e diversos outros objetos, tudo personalizado.

Diferentemente dos sites já citados, o Twitpic e o Yfrog, não tem como objetivo primário o armazenamento de fotos, mas sim o compartilhamento das mesmas para a rede sócias Twitter, que não possui um visualizador de fotos.


Através dos celulares e smartphones os usuários fazem o upload das fotos desejadas e automaticamente é postado no twitter um link redirecionando para um destes sites que divulgam a foto.


As imagens ficam ordenadas por data e funciona como uma grande galeria, não é possível comprar mais espaço para armazenar, mas também as fotos não são compartilhadas em grande quantidade ou qualidade, afinal, são fotos de celulares. É possível que as pessoas que veem a foto comentem, no Twitpic também é possível inserir a localidade em que a foto foi tirada através de um alfinete em um mapa.


Esses são os principais players, com mais usuários e com mais resposta quando se busca no google, entretanto, existem muito outros semelhantes como:


Grupo:
Allan Peroni
Christian Michelassi
Luisa Mahfuz
Larissa Menocci
Maria Fernanda Porto

Se os brasileiros fossem chineses...


Discussões eternas no nosso Congresso Nacional, sobre desempenho, qualidade de vida, estabilidade salarial e rendimentos dos nossos funcionários públicos são diariamente registradas.

Problemas como descaso, falta de pro atividade e o não comprimento de tarefas dos nossos funcionários são dificuldades no sistema público que ainda não conseguimos resolver.

Mas, ainda. Pois um novo software desenvolvido pelos chineses está obrigando os funcionários públicos chineses cumprirem suas tarefas. Isso acontece, pois o novo software está denunciando ao departamento de vigilância geral o baixo rendimento deles.

Por exemplo, um funcionário chinês que não está concluindo uma tarefa em até 20 dias, o software irá emitir um sinal-luz amarela e caso o mesmo descumpra a tarefa estabelecida, uma sinal-luz vermelha é acesa.

O povo pode acompanhar o processo na internet, e ainda colaborar com sugestões e denúncias, caso sofra com algum atendimento ou desordem nas atividades públicas.

Segundo informações de entrevista da “Global Time”, o software deu resultados excelentes e até agora está supervisionando o trabalho de grande parte dos funcionários e órgãos do Governo afirmam uma atenção e aumento de qualidade de serviço dos seus funcionários. Desde janeiro de 2010, o software enviou cerca de 3.200 avisos de luz amarela e 22.400 advertências de luz vermelha.

Portanto, esse software está colaborando com a efetividade dos serviços públicos, e está detectando e punindo funcionários corruptos, transformando-se em uma grande plataforma de supervisão.

A pergunta que fica agora é: Quando chegará ao Brasil?