Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

[games] A nova aposta da Nintendo e o fortalecimento de parcerias

A Nintendo revolucionou a proposta de entretenimento eletrônico em 2006 com o seu Wii, plataforma doméstica que tinha em seu joystick a principal mudança proposta nas últimas gerações de videogames. Calcada no conceito de diversão descompromissada e participação física nos jogos, a plataforma tinha especificidades técnicas muito inferiores quando comparadas aos seus principais concorrentes geracionais, o PS3 e o Xbox 360, apesar disso, é de longe o videogame atual mais vendido e rentável do mercado.

O problema dessa proposta é que os concorrentes não ficaram parados e ofereceram alternativas tecnológicas para assemelhar suas ofertas ao sucesso da Nintendo. Tanto a Microsoft com seu Kinect, quanto a Sony com o Playstation Move, ampliaram as possibilidades de uso das suas plataformas ao adicionar o movimento físico dos jogadores aos games. Além disso, a vida útil do Wii é certamente inferior, pois os hardwares da concorrência ainda têm muita lenha para queimar enquanto o Wii já era tecnologicamente obsoleto na época de seu lançamento. Passada a euforia da novidade, a Nintendo precisaria se mexer novamente...e é o que está fazendo.

 Eles bem que tentaram esconder, mas nos últimos dias vazaram informações sobre a nova plataforma em desenvolvimento nas mãos dos japoneses em sites e revistas conceituadas do setor.  Segundo o site americano Game Informer, a Nintendo já está trabalhando faz tempo na máquina que pode ser apresentada durante o E3 2011, que ocorre entre os dias 7 e 9 de julho. Boatos dão conta que o novo console promete dar um fim na história de "videogame fraco", e entregar uma plataforma capaz de rodar jogos em alta definição. Estimativas apontam que sua capacidade de processamento pode inclusive superar, ou ao menos se aproximar, da capacidade do PS3 e do Xbox 360.

O site francês 01net (que já havia antecipado aspectos técnicos do NGP um mês antes do anúncio oficial) afirma que o nome provisório do projeto é "Project Café", mas vão além. Alegam que o novo controle terá uma tela sensível ao toque em alta definição (6 polegadas), câmera virada em direção ao jogador, direcional em luz, dois botões de ombro, dois gatilhos e mais detalhes. Além disso, segundo a revista Edge, o controle continuará sensível ao movimento, de modo mais eficiente que o Move, o que denota um aumento na capacidade de resposta. Há quem afirme que o console terá suporte à tecnologia blu-ray disc, desenvolvida pela concorrente Sony e escolhido novo padrão do mercado. Segue abaixo um vídeo com especulações sobre a nova plataforma:



A Nintendo pretende utilizar um novo nome para seu console (Não Wii 2 ou Wii HD como especulado) justamente para desvincular a nova plataforma de seu antecessor e manter o interesse dos usuários ocidentais. Fato é que a empresa já está apresentando a nova plataforma aos produtores de jogos, e pretende desenvolver uma nova relação com eles. A Big N é muito conhecida por vender excepcionalmente bem seus próprios jogos, que levam o nome de Mario, Luigi, Donkey Kong e semelhantes, mas querem quebrar a percepção de que os jogos das softhouses parceiras não podem vender na mesma proporção. Para a Nintendo é ótimo vender bem seus jogos próprios, pois a margem ganha é maior do que com o jogo de um parceiro, mas a situação se torna complicada quando o parceiro desconfia das possibilidades do seu próprio sucesso investindo na plataforma. A Nintendo precisa deles para que sejam desenvolvidos mais jogos antes do lançamento do console, para que a chegada no mercado seja marcante e conquiste mais fãs com ampla variedade de opções (um dos fatores de sucesso do Playstation). Tal opinião é aberta e difundida pelo próprio presidente da empresa, que pretende lançar seu novo modelo  de mesa até o final de 2012:
"Precisamos diminuir a preocupação de que apenas os jogos da Nintendo vendem bem em consoles da empresa e que produtoras parceiras não podem vender na mesma proporção. Temos que nos aproximar de nossos parceiros desde o início" Satoru Iwata
Satoru Iwata, presidente da Nintendo, apresentando o Wii

Nenhum comentário:

Postar um comentário