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sábado, 26 de março de 2011

[ecomm] Classe C = E-consumidores

Ultimamente, tem se falado muito do poder de compra da classe C. Segundo reportagem da revista Exame as classe C, D e E representam 72% das casas brasileiras e a capacidade de compra dessas três classes sociais juntas é estimada em 372,5 bilhões de reais. Esse poder de compra é maior comparado as classes A e B, separadamente.

Muitas lojas, tais como Magazine Luiza, Mariza, entre outras, notaram esse elevado poder de compra e focaram todos seus esforços de comunicação para atingir essas classes menos favorecidas e passaram a tirar vantagens desse mercado tão promissor. Além disso, esse poder de compra está aumentando mais e mais, principalmente da classe C.

E quando falamos de e-commerce a realidade não é diferente. A classe C movimenta 42% do comércio eletrônico brasileiro.

Essa situação demonstra mais uma vez a importância das classes sociais com poder de compra menor. Além disso, esse dado mostra que fazer um site de compra direcionado para essas pessoas é uma grande oportunidade de sucesso e lucros.

O grande desafio para atingir esse grupo é fazer com que eles tenham confiança em comprar pela internet, visto que muitos ainda se sentem inseguros para praticar o e-commerce.

[tablets] 2011 o ano do tablet

Antes do lançamento do Ipad no ano passado, o futuro do tablet no mercado mundial ainda estava incerto. Muitos não acreditavam no sucesso de um produto, que nada mais é do que um ipod touch gigante.
Alem disso, o tablet não tinha uma razão de existir, ou seja um fim ainda não atendido por outros produtos. Alias, ele não tinha nenhum concorrente ou produto similar.
No entanto após o lançamento da Apple, com certeza toda essa visão mudou. As vendas foram muito alem do esperado, e o sucesso inicial bateu recordes do Ipod e do Iphone, outros dois grandes sucessos da Apple. Isso acabou movimentando o mercado com o desenvolvimento de concorrentes a altura, pelas principais empresas do ramo da tecnologia.
Algumas pesquisas inclusive mostram a estagnação nas vendas de netbooks.
Mas como dita o mercado, quem sai na frente se da melhor. Dito e feito vai ser difícil derrubarem o Ipad, que largou na frente e assim mais do que se consagrou no segmento.
Mesmo assim as outras fabricantes vão correr atras d prejuizo a todo custo, afinal 2011 será o ano do tablet, e não da pra ficar de fora.

[iapps]Nichos cada vez mais atendidos

Já se sabe que existem vários aplicativos voltados para o mundo da música, afinal quem não gosta de ouvir um bom som com uma boa melodia?Os criadores de aplicativos perceberam essa tendencia e começaram a atender segmentos especificos relacionados a gostos musicais e isso pode ser visto claramente no mais novo app lançado nessa ultima semana na loja itunes dos Estados Unidos: o XXL magazine.

Para os apreciadores de hip-hop, a revista XXL, que é uma referencia nesse segmento, agora pode ser encontrada com apenas um toque em iphones e ipads.Com a extenção da revistas para esse novo meio tecnológico, os leitores sabem não só das mais recentes noticias de seus artistas prediletos, como também sobre novos lançamentos.Podem também participar de testes de conhecimento a respeito do genero musical,achar pessoas que compartilham o mesmo gosto musical por meio de um sistema de GPS e também gravar e enviar para a revista suas próprias composições musicais.Além disso o app é gratuíto.

Com um app novo como esse, quem sabe não pode se achar alguma futura estrela do hip-hop?

[crdf] O que é crowdfunding ?

Definição


O conceito de crowdfunding está relacionado à ideia de financiamento colaborativo. Se fossemos traduzir o tema para o português, definiríamos tal expresão como "financiamento pela multidão" ou "financiamento em massa". Hoje em dia já existem mais de 175 sites no mundo que oferecem este tipo de serviço.


Como funciona?
O financiamento colaborativo é propiciado por sites que reúnem cara a cara, o criador de um projeto empreendedor e criativo e seus potenciais financiadores. Os sites possuem uma plataforma em que é possível visualizar os projetos e escolher para qual será realizada uma doação. Na maioria dos sites, os autores dos projetos devem oferecer um benefício às pessoas que realizam as doações, por exemplo, se o projeto é um filme de curta metragem, todas as pessoas que investiram na produção do filme ganham 2 convites para a estréia. Caso o projeto não receba o número de doações necessárias em um determinado período de tempo, o dinheiro volta para os financiadores e ele não é finalizado.
O site mais popular de crowdfunding é o kickstarter, onde já foram financiados mais de 4 mil projetos e arrecadados cerca de 43 milhões de reais de doações.
Site kickstarter: www.kickstarter.com


quinta-feira, 24 de março de 2011

[redes] Novo sistema do Facebook segmenta anúncios em tempo real


A nova empreitada do Facebook é direcionar os anúncios conforme as palavras que são digitadas pelos usuários, ou seja, publicidade real-time. Por exemplo, se a pessoa escreve no seu status “estou com vontade de comer pizza”, ela já pode ver um anúncio do Pizza Hut ou da Domino’s na sua página. A proposta atual é testar se os anúncios real-time podem ser expostos a uma velocidade de fração de segundo logo que o usuário faz uma afirmação que se tornará em publicidade.

Até então, a publicidade na rede social era segmentada de acordo com as mensagens do mural e atualizações de status de algum tempo, além do sistema de links patrocinados na barra lateral da página. As mensagens dos usuários são reunidas e depois de alguns minutos, os anúncios segmentados surgem. O Facebook, por enquanto, está testando o novo sistema com apenas 1% (ou 6 milhões) dos seus usuários.

Fonte: Ad Age

[hdw] Crowdsourcing como estratégia de marca




O Crowdsourcing não se limita apenas a uma terceirização do conhecimento, no qual o provedor do conhecimento deve ter conhecimentos técnicos e capazes de auxiliar a empresa em um desafio.

Há casos que o crowdsourcing pode ser uma estratégia de relacionamento de marca, ou seja, a abertura da empresa para palpites externos, aproxima os fãs e estreita o relacionamento com os mesmos.

O caso de hoje é o da Ruffles. A empresa começou uma campanha crowdsourcing que busca um novo sabor para a batata, em seu 25 aniversário. Todos podem participar, basta acessar o site da empresa e palpitar um novo sabor e seus principais ingredientes.

Os três escolhido pela comissão julgadores já ganharão 20 mil reais e verão, nas prateleiras, seus sabores virarem realidade entre de os meses de Julho a Setembro. Por votação popular e, claro, pela performance nas vendas, o escolhido continuará no mercado, ganhará 50 mil reais e mais 1% do faturamento do produto por pelo menos 6 meses.

Pois é, hoje as marcas enxergam mais do que possibilidades para novos produtos no Crowdsourcing. Enxergam um grande potencial de divulgação e de estreitar o relacionamento com seus melhores stakeholders, seus consumidores.

Royal Wedding - a contagem regressiva para o casamento real pelo iPad


Royal Wedding é um aplicativo criado pela empresa “2 For Life Media” para quem quer se informar de perto sobre o casamento do príncipe William e Kate Middleton, que acontece no dia 29 de abril. O aplicativo para iPad conta a história de como o casal se conheceu e se tornaram noivos, fotos do casal atualizadas regularmente, detalhes dos preparativos do casamento, além de informações sobre os possíveis costureiros contratados para fazer o vestido da noiva. Além disso, os usuários obtêm dicas de regras da etiqueta real, dicas de como fazer um casamento real e também podem dar dicas para a cerimônia e conselhos de casamento aos futuros rei e rainha da Inglaterra em um livro de visitas, fazer uma visita virtual a locais de Londres ligados à realeza e descobrir os suvenires do casamento mais absurdos e extravagantes.

[tablets] Guerra declarada

Embora o iPad atualmente seja o tablet mais conhecido e lembrado entre os disponíveis no mercado, especialistas e usuários agora começam a considerar outras possibilidades. Não é nenhuma novidade que a Samsung vem realizando investimentos maciços na promoção do seu próprio tablet, o Samsung Galaxy Tab, e tampouco é novidade a Motorola estar seguindo essa mesma tendência com o seu Motorola Xoom. Como se não bastasse, a RIM (Blackberry) também entrou na briga com seu Blackberry Playbook e a LG com seu LG Optimus Pad, iniciando uma verdadeira guerra entre os tablets.

      

Um teste conduzido pelo site Maiati (www.maiati.com.br/blog/2011/03/21/compare-o-ipad-2-o-xoom-e-o-galaxy-tab/) revela o desempenho dos principais tablets atualmente disponíveis (Ipad 2, Xoom e Galaxy Tab) em quesitos que vão desde a praticidade em segurar até organização e qualidade de leitura. São diversos os sites que agora classificam os tablets de acordo com atributos específicos, atribuem notas e fazem recomendações a compradores potenciais. Em meio a essa verdadeira guerra na qual todos os fabricantes querem aproveitar o atual momento e consolidar-se como líder nesse emergente segmento, por quanto tempo as pessoas ainda se lembrarão do pioneirismo de Steve Jobs?

Guitarra verdadeira vira gadget em videogame

Parece que jogadores de videogame perceberam certa inutilidade na guitarra de plástico no famoso jogo Guitar Hero. Assim, a francesa Ubisoft tomou esta oportunidade para desenvolver um jogo essencialmente igual, com um gadget crucialmente diferente: uma guitarra de verdade. Neste game, que chamará Rocksmith, uma guitarra elétrica toma o lugar da réplica. O jogo permite que qualquer guitarra seja plugada no Xbox 360 ou Playstation 3. Porém, a Ubisoft já pensa em vender um kit por $200 que já incluirá uma guitarra elétrica novinha em folha. Este diferencial promete uma verdadeira experiência musical que ensinará o jogador a tocar as músicas de verdade. Além disso, aqueles que já sabem tocar guitarra serão reconhecidos pelo jogo, que os dará notas e músicas mais difíceis de aprender já que estão lidando uma guitarra verdadeira. A idéia é promover uma nova geração de guitarristas e músicos em geral.

[lctos] Follow your interests

Cantor, astronauta, apresentador, fashion stylist, tenista, músicos e até o presidente do UFC!! Para celebrar 5 anos de vida, o Twitter fez um novo site, com 16 usuários famosos, cada um especialista em alguma área. Hillary Clinton ( Secretária de Estados dos EUA), Snoop Dogg e Paolo Nespoli são alguns dos famosos que discutem como o Twitter se encaixa nos seus interesses, seja porquê seguem tal pessoa e/ou pra quê usam o site.

http://www.youtube.com/watch?v=4AN4_N5N52U

Entretanto, o objetivo deste lançamento é fazer com que os seguidores encontrem especialistas de uma área que mais lhes interessa. Áreas de entretenimento, política e tecnologia, por exemplo, onde com apenas um clique, é possível encontrar um grupo de personalidades de uma área específica.

O Twitter tem em média 1 bilhão de tweets por semana e são criadas, por dia, quase 500 mil contas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

[redes] Aplicativo para o dia de 'hangover'

Aplicativo novo no Twitter possibilita usuários apagarem vexame da noite de bebedeira.

Inglês inventa um aplicativo para IPhone disponível somente na App Store do Reino Unido chamado "Last Night Never Happened", onde é possível com apenas um clique apagar todos os twitts, fotos e mensagens comprometedoras postados em estado alterado de consciência.


A não-tão-nova-assim febre do Twitter levou milhões a quase-dependência de postarem absolutamente tudo sobre suas vidas na rede. Hoje em dia, twittar já é um hábito de quase todos, e poucas coisas passam por um "filtro de consciência", como por exemplo: não vou twittar bêbado algumas "verdades".


As pessoas esquecem que o twitter e facebook, por exemplo, são públicos, e apesar de serem livres para expressarmos nossas opiniões, devemos sempre lembrar que arcaremos com as conseqüências de nossos atos. Mesmo em um lugar tão livre, e com poucas regras como a internet, devemos sempre pensar no que falamos e como falamos. Claramente, não são todos que acreditam nisso pois o novo aplicativo é um sucesso no Reino Unido.

Sorte nossa que alguém pensou nos que não pensam.

terça-feira, 22 de março de 2011

[redes] Redes Socias Alternativas




As Redes Socias, como hoje são conhecidas, podem ser usadas como uma forma de você manter algum nível de relação com pessoas que você conhece no mundo real, porém hoje ela pode te proporcionar ainda mais. Os conceito de WEB 2.0, em que o usuário intaragi com o conteúdo, está entrando em níveis mais abrangentes. Na internet, qualquer interesse pode ser discutido com pessoas do mundo inteiro, através de fórums, vídeos e textos. A internet talvez tenha proporcionado muito do conhecimento de seus próprios usuários. Agora, através de pequenas redes sociais criadas em alguns sites, os usuários já tem as ferramentas para construir conteúdos extremamente diversificados.

Sites como IMDb( http://www.imdb.com/) e http://rateyourmusic.com/ além de informações sobre filmes e albums, possuem forums de discussão para os usuários mais assíduos. A pouco tempo foi criado um advento muito positivo para o usuário que não tem paciência ou tempo para buscar informações diferentes em forums de discussão. A possibilidade da criação de listas.

As listas, feitas por usuários sobre qualquer gênero podem ser muito diversificadas, além disso permitem uma interação cultural muito grande. Um album que você ama da sua banda favorita dos anos 60 pode estar também na lista de muitos usuários, permitindo, se o ele tiver um gosto parecido com o seu, pode significar a descoberta de diversas bandas novas. Para cinema, que é uma forma de arte que possui filmes de diversas naturezas e que o conhecimento pode até ficar difícil devido a passagem do tempo, podem estar sendo agora revistos e discutidos novamente, e alguns até sendo redescobertos. Com esso advento, o cinema experimental ganhou muita relevância para este que lhes escreve. Elas podem ser dos mais váriados conteúdos podendo ser divididas por gêneros comums como comédia, documentário..etc, mas também por diretores , atores entre as outras infinitas formas organização.

Não consigui colocar imagem das listas de música...
http://rateyourmusic.com/lists/list_view?list_id=133037&show=50&
aqui o link de uma muito boa, pra quem se interessar.

[itv] Internet TV a serviço da educação

Após ler um pouco sobre a web TV, acabei me deparando com uma iniciativa muito interessante do Ministério da Educação. Em 2004, foi lançada a TV Escola Digital Interativa, sendo uma evolução do projeto TV Escola. “Tinha como objetivo o aperfeiçoamento, capacitação e valorização dos professores da educação básica da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino”, segundo o site Wikipédia.

Ela é destinada principalmente aos professores, mas os alunos também podem acessar o site ou qualquer outra pessoa interessada no conteúdo apresentado. O site funciona como um apoio aos professores, que podem acessar o site para apresentar o conteúdo aos alunos nas classes, funcionando como um recurso extra de aprendizagem, ou servindo também para complementar sua formação. O site pode ser acessado por qualquer um e é muito interessante por ser uma ferramenta de aprendizagem, no qual os apresentadores são muito capacitados e debatem sobre temas indo desde ciência, passando por temas infantis e indo até temas de artes.



No site, é possível assistir a programação ao vivo com o conteúdo transmitido através da internet, ou o internauta também pode assistir programas mais antigos, que são disponibilizados no site.

http://tvescola.mec.gov.br/index.php.



Vale a pena dar uma conferida no site.

segunda-feira, 21 de março de 2011

[redes] Fique de olho nos protestos em redes sociais e blogs

Está ficando cada vez mais comum encontrar consumidores insatisfeitos protestando contra grandes e conceituadas marcas em redes sociais e blogs. Na maioria das vezes o motivo do protesto envolvem expectativas não alcançadas e descaso na prestação de serviços ou atendimento pós venda.

Há pouco tempo atrás as empresas não davam muita atenção a esses consumidores decepcionados e ofendidos pela decepção ou destrato causado pelo consumo de um produto ou serviço que não soube cumprir com sua promessa de valor. Hoje, portanto, um único consumidor insatisfeito pode causar uma verdadeira bomba-relógio para a empresa em questão de dias. Como exemplo se tem o caso da companhia aérea United Airlines, que não deu tanta importância para a guitarra de um músico em um vôo domestico. O cliente teve sua guitarra destruída e como revolta compôs uma canção relatando sua experiência absurda com a companhia. A música foi visualizada por cerca de cinco milhões de internautas em cerca de trinta dias e ocasionou em uma perda de U$ 180 milhões no valor de ações para a empresa.

http://www.youtube.com/watch?v=5YGc4zOqozo

Uma das maiores vantagens trazidas pela rede mundial de computadores foi a transferência de poder para os usuários, que hoje conseguem comparar preços, verificar comentários de outros consumidores/ internautas e expressar sua própria opinião seja com textos, vídeos, musicas ou outras criações pessoais.

Portanto, é crucial para qualquer empresa que essa esteja atenta à todas as mensagens e comentários relacionados a sua marca, empresa, produto ou serviço. Caso seja identificado algum indício de problema e insatisfação de um cliente/ consumidor, é preciso agir rápido para que esse porém não saia do controle da empresa. Lembrando que os prazos na web são incompatíveis com os oferecidos pelas lentas centrais de atendimento ao consumidor.

Jamais tente, em hipótese alguma, abafar uma situação. Posições autoritárias ou decisões judiciais podem amplificar ainda mais o problema, ferindo uma das regras de ouro da web.

Em suma, é importante ouvir as reclamações dos clientes insatisfeitos, registrar, catalogar as informações e problemas e dar relevância nas reclamações feitas pelos mesmos, evitando a repetição dos itens com maior freqüência e evitando um usuário insatisfeito que não tem medo de não poupar a sua marca em blogs e sites de relacionamento. Evite internautas revoltados e insatisfeitos com sua marca.

[ecomm] Social commerce


Social Commerce é o e-commerce envolvendo o relacionamento entre pessoas. Tal relacionamento sempre existiu, porém hoje ele é mais dinâmico devido à web 2.0.

Hoje as pessoas se sentem muito à vontade nas redes sociais e estão sempre falando e interagindo com outras sobre seus interesses e opiniões, inclusive sobre empresas, marcas e produtos.

Os internautas se beneficiam do social commerce de muitas maneiras, como: economia de tempo, troca de experiências, redução do risco de uma compra inadequada, soluções baseadas em interesses comuns, aumento do poder de barganha, além de um relacionamento mais próximo com as marcas dos fabricantes.

O resultado de uma pesquisa sobre comercio eletrônico reforça a importância dessa tendência: 78% das pessoas confia nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% confia em anúncios.

Fonte: blog do e-commerce

[3dtec] A Telefônica resolve apostar no avanço da tecnologia tridimensional

A Telefônica, um dos três maiores conglomerados de telecomunicações do mundo, lançou um smartphone com tecnologia 3D na feira de telecomunicações móveis Mobile World Congress. O projeto desenvolvido pela empresa chama-se “Avatar 3D” e permite a construção de uma imagem tridimensional de uma pessoa, gerando um avatar da mesma, através de uma smartphone. O produto foi desenvolvido em parceria com a Vaxtor Systems, empresa que atua em tecnologia de informação através da consultoria e desenvolvimento de produtos.

No mesmo evento, a Telefônica apresentou sua outra inovação chamada “Multiconferência Imersiva”, que consiste em uma multiconferência na qual os integrantes têm a sensação de estarem inseridos em uma sala real. O projeto em questão foi desenvolvido junto com a Universidade Politécnica de Valência e permite que o usuário posicione os outros participantes na sala de acordo com suas necessidades, além de permitir que ele identifique com qual pessoa está interagindo por meio da tecnologia de som 3D.

Parece que a distância já deixou de ser um empecilho para a comunicação em pólos opostos, mostrando que as empresas investem em massa nesse segmento de modo a transformar essa interação em uma experiência mais próxima possível da realidade.

[games] Nintendo 3DS e os riscos da inovação


Com o ritmo vertiginoso das evoluções tecnológicas, as grandes empresas responsáveis pelas plataformas de videogame enfrentam sempre o risco da inovação. Manter-se na zona de conforto é arriscado, pois deixa o caminho aberto para a inovação de algum concorrente e conseqüente perda de share e imagem com os consumidores. Fugir do padrão também é muito perigoso pelo fato da inovação trazer o risco da rejeição do público e possibilidade de perda de milhões de dólares em P&D e poucas vendas. A Nintendo se deu bem com o Wii, modificando a forma de se jogar videogame a partir de alterações no modo de uso do joystick, consagrado desde os anos 80 pela Atari. A Sega fracassou quando lançou uma plataforma voltada aos games on-line em 1999, o Dreamcast.
  A onda do momento é o 3D. A Nintendo, surpreendendo a todos, anunciou em 2010 o Nintendo 3DS, herdeiro da série DS de portáteis com a novidade da tecnologia 3D. Com um detalhe: Sem a necessidade dos óculos especiais para a geração dos efeitos. Para quem se interessar pelo aspecto tecnológico, aqui tem uma breve explicação.


Os riscos não são pequenos. Usuários que já experimentaram o 3DS afirmam que o diferencial da tecnologia 3D, canalizador dos esforços de comunicação, é o que menos impressiona no portátil, dando maior destaque para o hardware muito mais avançado em relação ao antecessor, a realidade aumentada e o Street Pass. Se o 3D não impressiona por mais de duas horas e as reais vantagens são as outras, a concorrência do Next Generation Portable (NGP) da Sony e dos aplicativos dos portáteis da Apple podem reduzir a vida útil do console.

 Aliados a esses fatos, deve-se somar os problemas intrínsecos da tecnologia 3D. Muitas pessoas ficam com enjôo, fadiga ocular ou forte dor de cabeça após ter contato com ela, o que certamente afugenta consumidores potenciais que não tem intenção de investir num portátil para deixar desativado seu diferencial, olhando com mais carinho para os atributos exclusivos de Sony e Apple. Médicos e a própria Nintendo recomendam que crianças menores de seis anos não deixem o 3D ativado e que qualquer usuário faça pausas após 30 minutos de uso. A situação é perigosa. Crianças são os maiores consumidores da série DS – sobretudo no Japão - e parte delas simplesmente não pode usufruir da tecnologia que dá nome à novidade (há uma trava para os pais impedirem o uso do 3D pelas crianças). Além disso, jogadores mais maduros e hard users não ficarão contentes com a necessidade de parar o uso para não prejudicar sua saúde, gerando a paradoxal situação da própria empresa se colocar contra a intensificação do uso do seu produto (ou de seu atributo diferenciado).




Curiosamente, a empresa que mais tenta empurrar a tecnologia 3D no mundo é a concorrente Sony, na intenção de vender televisores e blu-ray 3D para compensar a acomodação das vendas do PS3. Como o conglomerado é dono de estúdios de cinema, vive lançando filmes em 3D também para alavancar suas vendas (e tome Homem-Aranha 3D). Muitos consultores e especialistas em tecnologia afirmam que a segunda onda do 3D, como nos anos 50, não irá para frente, pois apesar da maior sofisticação, esbarra nos mesmos problemas de antes: sua apreciação é incômoda e cara. O futuro pode ser sim tridimensional, mas o fracasso das vendas de televisores 3D no mercado japonês indicam que ele pode não estar tão próximo quanto a ‘indústria do entretenimento’ desesperadamente sugere.
A Nintendo comemora o sucesso da pré-venda em todo o mundo com o pé bem atrás, pois conhece melhor que ninguém os riscos do seu novo produto. Possivelmente nem eles acreditam em seu diferencial e até por isso investiram tanto em outras especificidades, mas o mundo hoje se pretende 3D, e o medo de ficar parado é maior que o medo de errar.



[redes]O acesso à enxurrada de acontecimentos fica mais fácil

Para você ver como as coisas são. Já surgiu tanta coisa, a tecnologia evoluiu de tal forma que hoje até pelo celular é possível acompanhar o que seus amigos fazem, dizem, exibem. O Facebook, companheiro inseparável de todos nós, é acessado facilmente pelo celular. Que o digam os blackberry fans e sua luzinha vermelha que deixa qualquer um louco.
Mas nem todos são usuários de Blackberry ou outro smartphone (Para o bem e para o mal. Mais para o bem, na minha opinião) e são esses os usuários que mais têm dificuldades em acessar a rede social de seus celulares, digamos, mais próximos do que um telefone celular deveria ser.
Com o objetivo de facilitar o acesso ao site através de aparelhos mobile menos sofisticados, o Facebook, comprou a inglesa Snaptu, desenvolvedora de aplicativos para celulares com menos features que um smartphone. O que muda é que com isso mais pessoas poderão acessar seu muro e mensagens on-the-go, gastando menos com a compra do aparelho e também com o tráfego de dados, já que aplicativos para esses celulares não demandarão um pacote de dados tão completo quanto o de um usuário 3G frenético de iPhone.
Ponto para o Facebook na estratégia de facilitar o acesso a pessoas que julgam necessário estar conectadas a todo momento.

[sftw] Software salva-vidas


Eles estão em todas as partes

Você pode não saber nada sobre computador, sobre internet, mas no mundo de hoje é impossível nunca ter adquirido a licença de uso de um software. Mas o que é isso, como fiz isso? Os softwares hoje estão em todas as partes, e muitas vezes são gratuitos para o consumidor final, e muitas vezes você o está utilizando e nem sabe, seja para fazer suas compras online, seja para declarar o imposto de renda, seja para ouvir música no seu MP3 ou para usar o seu celular. E a cada dia os softwares estão mais sofisticados, e muitas vezes são tão importantes, ou mais necessários que muitos dos nossos hábitos diários. E hoje eles até salvam vidas !! Em matéria do portal Terra, um novo software vai ajudar a evitar acidentes nas estradas com caminhão, mas como ele fará isso? Simples ele irá monitorar em tempo real as condições técnicas dos pneus. É isso mesmo!! Sua vida estará mais segura nas estradas por causa de um software, onde proprietários, motoristas e companhias vão poder saber das condições de seus automóveis, em tempo real, o software utilizado é o Tire IQ e foi apresentado na Goodyear Innovation Experience, realizada esta semana em Americana. Assim idéias boas unidas com a tecnologia do nosso “Planeta Software” evitarão manchetes como: “Pneu careca mata 3 na BR-163” ocorrida essa semana.

domingo, 20 de março de 2011

[telcel] Claro Compras Coletivas promete ofertas únicas e agressivas para seus assinantes

Em breve a Claro lançará o primeiro portal de compras coletivas no setor de telecomunicações no Brasil. Seu parceiro é o Groupon, líder mundial deste segmento.

A parceria une o site de compras mais acessado do Brasil (segundo ferramenta de medição de audiência Alexa) e a segunda maior operadora do Brasil, com 25,46% do share, segundo a Anatel.

Inicialmente, o portal terá interação via web e em breve contará com uma interface móbile, disponível para 100% da base de assinantes da operadora, baseada em WAP, SIM Card (Menu Claro) e SMS. O novo portal também será a convergência com o programa de relacionamento Claro Clube, que permitirá ainda mais benefícios aos seus assinantes.

“Queremos expandir a experiência bem-sucedida de compras coletivas para nossos clientes, proporcionando acesso imediato a diversas ofertas com descontos agressivos. É mais uma oportunidade de aproveitar as vantagens e mobilidade do celular”, destaca Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado e Roaming da Claro.

A Claro tem como objetivo alcançar o mesmo sucesso, de ofertas como a do aparelho LG Scarlet, que vendeu 6 mil aparelhos Scarlet – o equivalente ao movimento de 20 dias de uma loja da Claro.

O usuário do Claro Compras Coletivas contará com um sistema de alertas diários via SMS e MMS, onde ele receberá ofertas via newsletter por e-mail, e também no seu celular, podendo efetuar a compra pelo próprio aparelho, em poucos cliques.

O pagamento das ofertas poderá ser realizado com cartão de crédito e débito, por meio da interface mobile, de forma altamente segura, com o mesmo mecanismo de segurança (chave de criptografia).

Fonte: AdNews/ www.baguete.com.br

[cloud] Você bem na Nuvem: MobileMe


Falando em colocar as coisas na Nuvem, o jeito mais legal, que eu encontrei até agora, foi o “MobileMe” da Apple. Esse pacote consegue dar uma boa idéia do poder da Nuvem. A principal idéia desse serviço é te dar acesso a todas as suas informações mais importantes e mais usadas no dia-a-dia, em todo lugar.
Ele é dividido em 6 partes: mail, contatos, calendário, galeria de fotos, iDisk e Find my iPhone. Antes de falar sobre cada um deles, saibam que o MobileMe usa uma tecnologia de push que possibilita a sincronização de todas as suas informações entre seus aparelhos logados na sua conta “me”. Essa tecnologia que deixa esse serviço tão interessante.
Bem, o mais comum é o mail. Você ganha uma conta de e-mail “@me.com” Com 10GB e pode acessá-la de qualquer lugar, que tenha internet. O legal dela é que tudo o que você fizer em uma plataforma, vai ser sincronizado com as outras. Por exemplo, você está na casa de um amigo e quer ver os seus emails. Você usa o PC dele para responder algumas coisas, apaga outras e cria um rascunho. Tudo isso que você fez vai ser repassado para o seu Mac em casa, para o seu PC no trabalho, para seu iPhone e para o seu iPad.
Em contatos e calendário é a mesma coisa. Ao criar, apagar, editar e organizar contatos, o serviço MobileMe sincroniza todas essas mudanças com seus aparelhos. Isso vale também para os seus compromissos em “calendário”.
O MobileMe disponibiliza uma espécie de website para você colocar as suas fotos. Ele é útil quando se tem muitas fotos e quer coloca-las em um lugar para seu fácil acesso e de terceiros.
O quinto aplicativo é o iDisk. Ele é literalmente uma extensão de 10GB do seu hard-drive na internet. Nele se pode colocar tudo, desde software até livros, com muita facilidade. O iDisk representa o conceito de Cloud Computing perfeitamente. Vou exemplificar com uma situação: Voce faz ESPM e vai assistir aula de Finanças. As aulas de finanças são nos laboratórios de informática, onde tem PCs. No final da aula, você quer ficar com o exercício que foi feito para depois estudar. Então, você abre o navegador, entra na sua conta MobileMe e da um upload do arquivo para sua pasta “ESPM>Finanças”. Pronto. Automaticamente o seu exercício estará disponível para você em casa ou no seu iPhone/iPad.
O ultimo app do MobileMe é para quem tem iPhone, iPod ou iPad. O “Find my iPhone” localiza o seu iDevice em “qualquer lugar” (deve dar 100% certo nos EUA e tal, mas aqui funciona até que bem...tipo, nunca me deixou na mão). Além disso, esse programa pode exibir uma mensagem na tela do aparelho caso ele tenha sido perdido e até apaga-lo inteiro, para proteção da sua privacidade. Esse serviço é útil quando se perde o aparelho e não sabe se está no trabalho, em casa ou na casa de um amigo. Você pode baixar o app do “Find my iPhone” em um iQualquercoisa de um amigo e localizar o seu.
O MobileMe disponibiliza outros serviços também, mas esses citados a cima são os de maior destaque.
E quando custa tudo isso? US$100,00 por ano. É importante dizer, que tudo o que o MobileMe faz está, de uma certa forma, espalhado pela internet, mais barato ou até de graça. Então, se você se interessou pelo serviço faça free trial de 2 meses e pense bem se esse serviço seria útil na sua vida.

Para mais informações sobre o MobieMe: http://www.apple.com/mobileme/features/me-dot-com.html

[ecomm] De consumidor para consumidor

Possuímos diversos modelos de e-commerce, como por exemplo, compras coletivas, lojas online que vendem para consumidores, pessoas jurídicas que vendem à outras pessoas jurídicas, entre outros modelos.

Mas um modelo que tem sido muito usado pelos internautas é a compra de produtos de uma pessoa física. Sites como Mercado Livre e Ebay são exemplos desse modo de transação. Ou seja, pessoas físicas cadastradas podem ofertam produtos, enquanto outras também cadastradas podem fazer suas compras, muitas dessas pessoas tanto compram através do canal, como também vendem. Além disso, há notas que os compradores dão aos vendedores, como notas de rapidez de entrega, qualidade da mercadoria, entre outras. Essas notas ficam expostas, tornando mais segura a compra dos internautas.

Muitos desses sites trabalham através do mecanismo de “mercado pago”, o pagamento só é enviado ao vendedor após a entrega normal do material ao comprador.

Algumas das vendas praticadas nesses sites são feitas através de leilão, cerca de 10% no Mercado Livre, no início a maioria das vendas eram feitas desse modo. E 80% dos produtos vendidos nesse site são novos, diferentemente do inicio da utilização desse meio, onde os produtos vendidos, em sua grande maioria, eram usados.

A facilidade desse modelo de comércio é a maior razão de seu sucesso. O vendedor só precisa ofertar seu produto, pois a intra-estrutura tecnológica e administrativa é oferecida pelo site, além da possibilidade desse vendedor conseguir uma renda extra ao final do mês. Já a principal vantagem do comprador são as ofertas a preços baixos, sem a necessidade de sair de casa para comprá-las.