Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

[games] Playstation Network fora do ar e a segurança dos dados

Desde o dia 20, os 69 milhões de donos de Playstation 3 e PSP estão impossibilitados de jogar online e baixar jogos na Playstation Network (PSN) que segue fora do ar. A Sony alega que desligou a plataforma na quarta-feira à noite por um suposto ataque cibernético. Segundo as palavras de Patrick Seybold, porta-voz do Playstation:
“Uma intromissão externa em nosso sistema tem afetado a PlayStation Network e os serviços Qriocity. A fim de conduzir uma investigação completa e verificar o bom e seguro funcionamento dos nossos serviços de rede, desligamos os serviços PlayStation Network & Qriocity na noite de quarta-feira, 20 de abril. Prover serviços de entretenimento de alta qualidade aos nossos clientes e parceiros é a nossa prioridade máxima”.
Após dar uma previsão de dois dias para o retorno da rede, os problemas da Sony aparentam ser mais sérios do que o inicialmente imaginado. Ainda nas palavras de Patrick:

"Nossos esforços para resolver o problema envolvem reconstruir nosso sistema para fortalecer a infraestrutura da rede. Ainda que isso leve mais tempo, decidimos que seria válido investir em segurança adicional"

O problema impede que os usuários utilizem as funções online dos jogos, rodar games que necessitam de autenticação online e mesmo vejam vídeos pelo streaming e acessar a Playstation Store. O tormento não se resume apenas em alimentar a abstinência dos usuários enquanto a Xbox Live segue online, arranhando a percepção dos clientes, mas o medo maior é com a segurança das informações dos usuários.


Segundo o site da Globo: "ontem, um moderador do fórum PSX-Scene postou um texto na internet dizendo que não foi um ataque hacker que motivou a Sony a retirar a PSN do ar. Ele afirma que a medida foi tomada porque a empresa percebeu que usuários podem ter conseguido baixar jogos e conteúdo gratuitamente da PSN usando cartões de crédito falsos por meio da custom firmware (programa que trabalha sobre o original do console) Rebug. O trecho sobre cartões de crédito deixou a comunidade de gamers assustada, temendo que os dados de seus próprios cartões possam ter sido violados."

O anúncio dos problemas no feriado prolongado fez a alegria dos proprietários do Xbox 360, postura que não foi compartilhada, ao menos oficialmente, pela Microsoft:
"Claro que é pesaroso ver a Sony passando por esses problemas em tempos como estes, e a Microsoft não vai brincar com os jogadores que encontram dificuldades para curtir seus games favoritos online. Nós da Microsoft esperamos ver um aumento no número de pessoas que possuem ambos os consoles na rede Xbox Live, sejam eles usuários de conta Ouro ou não"
Informações: Globo e Uol Jogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário