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Geolocalização pode ser considerado um conceito ainda relativamente novo, vindo do advento do GPS (Globar Position System), ganhando uma base considerável de usuários com a chegada dos Smartphones, já sendo visto como uma das maiores tendências atuais. Exemplo disso é o Foursquare, rede social baseada em geolocalização. O usuário, estando fora de casa, posta sua localização (dando check in no programa) e fica sabendo os estabelecimentos e amigos que se encontram ao seu redor. Esse aplicativo aparentemente simples está mudando a forma de pequenas empresas anunciarem e se comunicarem com seus prospects.
Antes as pequenas empresas precisavam fazer um sacrifício para poder anunciar em qualquer mídia tradicional, e na maioria das vezes o resultado em lucro e quantidade de novos clientes era muito menor do que o planejado.
Com o Foursquare, quando um usuário coloca sua localização, aparecem as lojas cadastradas e também suas promoções, então para atrair clientes pequenas lojas começaram a incentivar a visita de novos consumidores com promoções como pague um e leve dois, dê “check-in” no meu ponto de venda cinco vezes e ganhe alguma coisa...etc. Esse tipo de ação traz novos clientes para o ponto de venda. O usuário ao postar sua localização ganha pontos e diferentes medalhas para comparação com sua rede de contatos do site.
Para grandes empresas a utilização de geolocalização tem outro papel, nesse cenário ela ganha um viés estratégico. Sabendo como se utilizar dessa ferramenta, se faz possível tomar decisões com bases muito mais concretas e mensuráveis, podendo-se também direcionar a comunicação de forma praticamente individual.
Com o conhecimento de quais áreas apresentam uma concentração maior de potenciais clientes, a decisão de onde abrir uma franquia, por exemplo, ganha outras formas, deixando uma possibilidade menor de erro ao tomar uma decisão.
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Na internet é possível através desse mesmo conceito identificar, pelo IP do usuário, sua localização e assim, programar para que apareçam apenas anúncios que sejam realmente relevantes para aquela pessoa, não só levando em conta localização, mas também idade, sexo e interesses.
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