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sexta-feira, 29 de abril de 2011

[Redes]Geolocalização: Espaço para os pequenos, poder para os grandes


Geolocalização pode ser considerado um conceito ainda relativamente novo, vindo do advento do GPS (Globar Position System), ganhando uma base considerável de usuários com a chegada dos Smartphones, já sendo visto como uma das maiores tendências atuais. Exemplo disso é o Foursquare, rede social baseada em geolocalização. O usuário, estando fora de casa, posta sua localização (dando check in no programa) e fica sabendo os estabelecimentos e amigos que se encontram ao seu redor. Esse aplicativo aparentemente simples está mudando a forma de pequenas empresas anunciarem e se comunicarem com seus prospects.

Antes as pequenas empresas precisavam fazer um sacrifício para poder anunciar em qualquer mídia tradicional, e na maioria das vezes o resultado em lucro e quantidade de novos clientes era muito menor do que o planejado.

Com o Foursquare, quando um usuário coloca sua localização, aparecem as lojas cadastradas e também suas promoções, então para atrair clientes pequenas lojas começaram a incentivar a visita de novos consumidores com promoções como pague um e leve dois, dê “check-in” no meu ponto de venda cinco vezes e ganhe alguma coisa...etc. Esse tipo de ação traz novos clientes para o ponto de venda. O usuário ao postar sua localização ganha pontos e diferentes medalhas para comparação com sua rede de contatos do site.

Para grandes empresas a utilização de geolocalização tem outro papel, nesse cenário ela ganha um viés estratégico. Sabendo como se utilizar dessa ferramenta, se faz possível tomar decisões com bases muito mais concretas e mensuráveis, podendo-se também direcionar a comunicação de forma praticamente individual.

Com o conhecimento de quais áreas apresentam uma concentração maior de potenciais clientes, a decisão de onde abrir uma franquia, por exemplo, ganha outras formas, deixando uma possibilidade menor de erro ao tomar uma decisão.
(Imagem)
Na internet é possível através desse mesmo conceito identificar, pelo IP do usuário, sua localização e assim, programar para que apareçam apenas anúncios que sejam realmente relevantes para aquela pessoa, não só levando em conta localização, mas também idade, sexo e interesses.

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