Dia chuvoso e continuam as reportagens e matérias sobre a reconstrução do Japão, após a maior catástrofe natural dos últimos anos. Aqui no Brasil, as mesmas matérias após um dia forte de chuva ocupam as manchetes dos jornais, e locais que sofreram há dias atrás ainda não se reconstruíram. A natureza está mostrando sua força. E tragédias como a pancada de chuva e a seqüente enchente que ocorreu sobre a região serrana de São Paulo, no início de 2011, com mais de 100 pessoas mortas, são fatos para mostrar a importância da meteorologia.
Um novo software, apelidado de “Guardião”, promete um gerenciamento total das condições climáticas sem a necessidade do homem. Ele promete acelerar a captação, a análise e a divulgação a órgãos públicos de novas tempestades.
Muitas vezes a não automação desses processos, causa a perda de dados gerados pelos radares meteorológicos, o que prejudica o resultado final.
Portanto é de grande preocupação humana a minimização dos estragos que a natureza causa a sociedade humana, e novos softwares continuam em estudo.
Já lançado o GrLevel3, criado pelos EUA, permite identificar áreas de risco e a previsão de novos tornados, muito freqüentes por lá, ele gera imagens 3D em tempo real o que facilita a operação combativa do governo americano.
Portanto, temos que respeitar nossa natureza, pois ela não nos cobra, se vinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário