O estudo “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais -2011” divulgado hoje (3 de maio), a respeito de como os usuários se relacionam com empresas nas mídias sociais. No estudo foi revelado que 94% dos usuários se utilizam das mídias sociais para expor suas opiniões a respeito de marcas, produtos e serviços e 77% seguem perfis ou páginas de empresas em redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut.
A pesquisa foi feita com 397 usuários de internet durante a quarta edição da Campus Party Brasil, em janeiro deste ano. Os principais motivos que levão esses usuários a seguir empresas nas redes sociais são:
- 67% dos entrevistados dizem que “Receber notícia em primeira mão” é o principal motivo.
-54% apontaram que estão lá pela possibilidade de adentrar em promoções e ações
-50% disseram que estão lá para trocar experiências com outros usuários
- 50% dizem que estão lá também pela possibilidade de dialogar diretamente com a empresa.
Quando perguntado o que mais os incomodava nos canais das empresas nas redes sociais, 67% disseram reprovar “informações desatualizadas ou insuficientes” e 56% apontaram a “inexistência de um espaço ou canal de interação com outros usuários”. Metade dos entrevistados consideram que “marcas que usam mídias sociais só querem fazer propaganda”.
Essa pesquisa mostra que a tendência de uma empresa ter seu espaço nas mídias sociais está aumentando de velocidade e necessidade. Mas isso deve ser feito de forma que agregue valor a ela junta a seus consumidores e prospects. Não deve ser feito pela simples razão de estar presente ali, e sim planejado como uma ação de longo prazo.
O relatório completo da pesquisa “Empresas e Consumidores nas Mídias Sociais – 2011” pode ser acessado em http://www.slideshare.net/JeffreyBrasil/empresas-e-consumidores-nas-mdias-sociais-2011.
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