Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

[redes] O copo d'água de nossas vidas


O último vídeo a gerar interesse nas redes sociais foi o do Zanguief Kid ( Apelido dado ao estudante que reagiu aos ataques do colega na escola). Confesso que quando vi o vídeo pela primeira vez, não sei se fiquei feliz, mas o impacto do golpe foi realmente chocante e até pensei que foi justo. Um garoto queria brigar e o outro entrou na provocação e “quebrou” o cara que lhe estava provocando. Ponto. Concerteza não foi a primeira nem será a última que isso irá acontecer. A dimensão de um evento como esse já foi precenciada muitas vezes. Porém, dessa vez uma câmera captou esse momento e o trouxe para uma rede, que deu a ele atenção e causau um grande impacto para os envolvidos.

Não é de hoje que a mídia, uns dizem que por necessidade de vender mais para lucrar mais e outros que por que o público realmente gosta, polemiza situações criando grandes tempestades entorno de casos que passariam em braco. Vide o Caso da Escola Base ( que vale a pena ser pesquisado). Em que em março de 1994, a mídia paulistana denuncionou seis pessoas (essas que incluiam os diretores da escola) por envolvimento no abuso sexual de crianças, alunas da Escola Base. Depois de grande polêmica e dias de suposições viu-se que na realidade nada tinha ocorrido. Isso tudo resultou, ao fim de tudo, na inocência dos acusados e o fim de seus projetos profissionais e pessoais, além de um trauma psicológico difícil de ser superado.

Claro, que é um caso diferente. Citei esse exemplo para mostrar com as pessoas elegem heróis e demónios, quando na verdade ninguêm está em um só extremo. Nesse caso, o público que adotou um só lado para gritar esquece que no fundo a história envolve apenas duas crianças que se desentenderam na escola, o problema foi a proporção da forças que estão ao redor e no próprio vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=EqN-l9478JU

É possivel observar nessa entrevista, muito de como anda a vida do garoto que apanhou . Vendo a entrevista do pai da criança, é chocante observar o tamanho que a coisa chegou devido a facilidade que a internet tem de tirar a coisa de proporção. Pessoas que acham que são contra bullying por defenderem o gordinho, atacam sem piedade o outro, só trocando de lado. A internet já é o veículo com maior facilidade para causar tempestades, o problema que essas já não cabem dentro de um copo de água, e transbordam para novas vidas. Hoje o único sentimento que tenho ao ver o vídeo, que em jornais online continua a ser exibido seguidamente, é tristeza. Isso obviamente não é só culpa da mídia ou de qualquer entidade individual, mas sim do coletivo que escolhe lados sem observar a figura completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário