Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

[hdw] Da Série: Você não sabe, mas é Crowdsourcing


A maioria dos cases já vistos até hoje sobre crowdsoucing é explicita, ou seja, o participante da ação entende os objetivos da mesma ou até mesmo recebe por participar. São casos como wikipedia, Ruffles, ou plataforma de divulgação de imagens.

Mas em exemplos mais simples e um tanto quanto disfarçados podem contribuir de maneira bem inteligente para a empresa. A Google, por exemplo, criou o novo Google Image Labeler, um mecanismo divertido, mas que também tem uma funcionalidade interessante para a empresa.

Como funciona? Ao entrar no site, você inicia a sessão do game e é emparelhado com outro participante de qualquer lugar no mundo. Quando o jogo se inicia, uma imagem é mostrada na tela e os dois participantes iniciam a lançar propostas que possam servir de etiqueta para a imagem. Quando ambos apontam a mesma descrição, a imagem se altera e os dois ganham pontos. Ao final dos dois minutos, você confere as imagens etiquetadas e seus pontos.


Bom, você não ganha muito com isso, mas o game auxilia o Google a melhor a eficiência do Search do Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário