Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

[ecomm] Compras fáceis

Como facilitar a vida de seu e-cliente.

Vendas online já é um desafio pela desconfiança que o usuário tem de efetivá-la, expondo seus dados e correndo o risco de pagar e não receber o produto. Visto isso, o site tem que oferecer todas as facilidades possíveis para o cliente realizar a compra.

A usabilidade, ou seja, a facilidade do usuário acessar o site e realizar todas as ações que desejar, é algo muito importante para os sites que praticam o e-commerce.

Para deixar mais usável o site devemos deixá-lo o mais clean possível, não exagerar nas imagens, nem nos grafismos. Desse modo o usuário entende melhor o conteúdo e acessa mais rapidamente as páginas. Isso faz com que o visitante não se canse e mais dificilmente, ocorrerá a desistência a compra.

Pesquisas indicam que é 25% mais cansativo ler através do computador comparado a leitura no papel. Isso nos mostra que textos nos sites devem ser curtos e diretos, para que os usuários os leiam com facilidade e os entendam integralmente. Além disso, faz com que o usuário saiba todas as regras de utilização do canal, não criando dúvidas ou afirmações de duplo-sentido.

É interessante também colocar uma tarja de busca no home-page, desse modo o usuário pode encontrar o que deseja mais rapidamente. Além disso, é importante colocar na página inicial o que a empresa vende e um pouco sobre ela.

E o mais importante, devemos facilitar a ação da compra o máximo possível. Deve estar explícito o botão que efetiva a compra, pois caso haja dificuldade, o usuário desistirá facilmente da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário