Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

[trabalhoweb2.0] Cloud Computing





Computação na Nuvem...mas o que é isso?

Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. O termo também é utilizado para batizar tudo aquilo que está hospedado na web, na chamada "nuvem". Um exemplo: se seu e-mail é o Hotmail, ele está na "nuvem", hospedado em algum lugar da internet que você nem sabe exatamente onde é. Se você guarda suas fotos na internet ou tem arquivos também salvos fora do seu computador, elas também estão na nuvem. Assim, você pode acessá-los de qualquer lugar e a qualquer momento.

Uma grande vantagem do Cloud Computing é que o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço. Além dis

so, trabalhos colaborativos se tornam mais fáceis uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Ela também facilita o compartilhamento de dados.

Exemplos:

Google Docs

O Google Docs é praticamente um pacote Office da Microsoft, só que com a

vantagem de ser online, permitindo maior segurança

para se salvar arquivos e maior facilidade no transporte.

Com ele é possível fazer praticamente tudo online.

Alem de criar, carregar e modificar documentos na rede, é possivel também compartilhar documentos com outros usuários. Isso permite com que estes também realizem modificações em tempo real no mesmo documento. Assim, um mesmo arquivo pode ser produzido por varias pessoas, a distancia e em tempo real. Isso tudo mediante uma autorização previa do gestor do arquivo.

Planilhas no formato do Excel, com todas as suas funções e facilitadores como: classificação por colunas; inclusão de tabelas, imagens, comentários e fórmulas, podem ser utilizados no Google Docs.

Caso a opção seja por alterar um documento já existente, e não criar um totalmente novo, no Google Docs é possivel importar inúmeros formatos de arquivo, como DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT.

Apesar de todas essas vantagens para o usuário, trata-se de um serviço oferecido pela Google gratuitamente.

Zoho

Zoho é chamado de escritório online, pelo próprio site da empresa. Ele é basicamente o mesmo que um Google Docs, que nada mais é do que um pacote Office online, trazendo com isso algumas vantagens, como edição em tempo real.

Possui alguns programas muito interessantes que podem ser usados online, ou seja, sem a necessidade de se realizar o download.

Exemplos são: Editor de texto (Zoho Writer), Planilhas de calculo (Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show), bloco de notas (Zoho Notebook), conversa em tempo real (Zoho Chat).

Já no âmbito corporativo e empresarial, algumas vantagens que podem ser aproveitadas são: Aplicações de gestão de projectos, CRM, e base de dados. Por isso podemos afirmar que ele é mais voltado para empresas, pois possui este apelo administrativo, com relação aos outros.

Por possuir esse diferencial, e ser mais avançado tecnicamente em algumas funções, seu uso é pago mediante a licitações de uso temporárias. Apesar disso, dependendo do uso e da finalidade, pode acabar valendo a penao custo maior devido às vantagens.


EyeOs
O Eyeos é um sistema que pode ser utilizado para finalidades corporativas e pessoais,

baseado no conceito de Cloud Computing.

Para utilizá-lo basta ter instalado em seu computador qualquer sistema operacional com acesso à internet e um browser. Com estes requisitos, já será possível utilizar todos os recursos que um sistema operacional possui, como por exemplo, gerenciador de arquivos, messenger, calculadora, editor de textos, entre muitos outros.

Além disso, há a possibilidade de se desenvolver aplicativos personalizados para o sistema e, depois, distribuí-los em um site mantido pela companhia.

Basicamente, consiste em um sistema que permite a edição e acesso à arquivos do usuário, sem que este precise estar sempre na mesma máquina.

Há ainda a possibilidade de se manter uma rede interna para comunicação e troca de arquivos entre usuários da mesma rede, além da possibilidade de alteração do arquivo simultaneamente com estes.

Outros Exemplos:

A
tualmente, existem diversos programas e aplicativos baseados no conceito de Cloud Computing, ou seja, acesso à arquivos com a mobilidade de se ter tudo em uma “nuvem” na rede.

Um exemplo de aplicativo que segue esta linha, é o Mobile Me, criado pela Apple, que permite que se mantenha sincronizado seu Iphone, Ipad, Mac e PC. Com isso, e-mails, contatos e eventos de calendário estarão disponiveis em todos os dispositivos do usuário.

Além disso, é possivel armazenar e compartilhar arquivos online, montando até uma galeria de fotos e vídeos.

Dentre outros recursos, incluindo um webmail, o Mobile Me, oferece o aplicativo ‘Buscar meu Iphone’, o qual torna possível procurar Iphones ou Ipads perdidos, através de um mapa e de sinal sonoro.

Já no caso do Windows Azure, sua maior aposta está emferramentas para desenvolvimento de novos aplicativos, sem a necessidade de grandes estruturas físicas, e a possibilidade de testá-los em um sistema que permite alterações em qualquer lugar e a qualquer instante, antes de lançar para o mundo.

Há ainda a utilização deste conceito em programas de antivírus, como é o caso do Panda Cloud Antivirus. Este não se difere muito dos outros semelhantes do mercado, porém, possui uma arquitetura extra, ou seja, um módulo que roda nas nuvens. Desse modo, analisa em tempo real qualquer tipo de comportamento ou arquivo suspeito e toma as decisões de segurança necessárias sem intervenção do usuário.


Vantagens e Desvantagens do Cloud Computing:

Vantagens:

· Baixo custo: Você só paga pelo que utiliza; não é necessário ter uma equipe de TI destinada para cuidar do serviço; não é preciso comprar nada, no máximo paga-se um assinatura mensal de acordo com o que você utiliza – você só paga o que utilizar;

· Simples de usar: o usuário não precisa se preocupar com o que está por trás do aplicativo, basta acessar e utilizar; as atualizações são feitas automaticamente; é customizável de acordo com a necessidade de cada um; sua instalação é bem simples, não demanda tempo nem pessoas especializadas;

· Não ocupa espaço;

· É bom para ser utilizado em pequenas empresas, que não têm condições de pagar por softwares de gerenciamento como SAP;

· Pode ser utilizado tanto por empresas como por consumidores finais;

· Pode ser acessado em vários lugares, de vários computadores, basta estar conectado à Internet.

Desvantagens:

· Diferentemente dos softwares, não pode ser acessado off-line;

· Por mais que os desenvolvedores dos aplicativos garantam que eles são muito seguros e confiáveis, muitas pessoas ainda desconfiam e não acreditam na garantia de segurança em colocar dados confidenciais na rede.


Por: Carolina Andrade, Mariana Linari, Rodrigo Correia, Luis Fernando Medeiros, Paula del Bosco, Wenceslao Loinaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário