Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Web 2.0 - Aplicativos e Redes Profissionais



Nas suas funcionalidades, os aplicativos e redes profissionais são muito semelhantes às mesmas ferramentas voltadas para o seu círculo social. Porém, a semelhança pára por aí, pois o primeiro tem como finalidade o lado estritamente profissional, enquanto que o segundo abrange todo o círculo social do usuário.

As redes profissionais permitem que o usuário estruture um networking dentro da rede, estabelecendo contatos com seu círculo profissional e criando novos contatos a partir da própria ferramenta. Além disso, as redes acabam abrindo novas possibilidades de negócios, já que elas permitem que seus membros publiquem seus depoimentos, experiências, qualificações e muitas outras coisas voltadas para o mercado de trabalho.


Cada rede e aplicativo têm a sua peculiaridade, mas eles basicamente são ferramentas voltadas para o âmbito profissional. A maior dentre elas é a LinkedIn com mais de 100 milhões de usuários atualmente, estando presente em mais de 200 países. Esta rede permite que seus usuários mantenham-se conectados com a sua rede de contatos, sendo capaz inclusive de observar até onde sua network alcança dentro do mercado de trabalho. Pode ser utilizada para encontrar oportunidades de emprego e de negócios, pode acompanhar notícias e informações de empresas e oportunidades que algumas companhias apresentem. Esta rede também permite que os usuários criem grupos de interesse com o intuito de discutir com os demais integrantes sobre o tema e permitindo a troca de informações, sendo que os temas giram em torno do mercado de trabalho principalmente. Abaixo temos um vídeo que explica de modo mais detalhado o filho pródigo das redes profissionais:



Como principal concorrente do LinkedIn temos o Viadeo, porém este apresenta um número de usuários bem inferior em comparação ao primeiro, contendo cerca de 30 milhões de usuários. O Viadeo possui uma finalidade muito semelhante ao LinkedIn, permitindo que seus usuários mantenham um network na rede, mantendo contato com seu círculo profissional, ajudando seus contatos com novos negócios e oportunidades de emprego e criando novas oportunidades de negócio. O Viadeo se difere do LinkedIn quando o assunto é arrecadar fundos, já que oferece um cadastramento Premium para seus usuários, bem como serviços para os recrutadores. Além disso, o foco desta rede é maior nos países emergentes e na Europa, sendo que para tentar tirar espaço do LinkedIn, esta rede vêm comprando alguns concorrentes menores para ganham mais usuários.


Assim como essas duas redes sociais citadas acima, as outras redes sociais voltadas para o mercado de trabalho são muito semelhantes e tem as mesmas funcionalidades como base, com algumas pequenas diferenciações de serviços oferecidos por elas. Contudo, através de aplicativos oferecidos pelas redes e por outros sites, é possível criar uma maior diferenciação entre elas.

O Twitter, por exemplo, percebeu esta oportunidade e disponibilizou alguns aplicativos voltados para atender esse público. A rede de relacionamentos oferece para seus usuários alguns aplicativos, por exemplo, o TwitRes. Este permite que o usuário faça o upload do seu currículo no próprio Twitter e possibilita que o usuário mande o link através de um tweet para qualquer outro que utilize o Twitter. Esse aplicativo permite uma interatividade, recebendo feedbacks e comentários sobre o currículo, além de possibilitar um contato com empresas que estejam contratando. Tudo isso é facilitado pelo fato que o currículo é facilmente visualizável dentro do twitter, não sendo necessário nenhum programa para abri-lo. Muito semelhante ao TwitRes, o Twitter também oferece o TwtJobs, que apresenta as mesmas funcionalidades, mas também possibilita que coloque o link do perfil do LinkedIn.


 
Além do Twitter, outros sites também criaram aplicativos voltados para atender a esse público. O site businesscard2.com, por exemplo, oferece aos seus usuários um aplicativo muito interessante, que reúne todas as informações disponíveis na internet sobre a pessoa e agrupa tudo neste cartão. O cartão reúne informações escritas pelo usuário sobre ele mesmo e reúne todas as mídias sociais e outros websites os quais o usuário participa, possibilitando que as pessoas conheçam melhor o usuário. Ele pode ser publicado em diversos lugares da web, como blogs, redes sociais e outros, assim o usuário pode se promover na internet e conquistar novos clientes ou novos empregos. Abaixo um vídeo nos mesmos moldes do exemplo acima:


Outro aplicativo disponível para esse público é o Cee Vee, que permite que seus cadastrados criem um currículo online. De maneira rápida e simples, o usuário escreve o seu currículo dentro dos moldes do mercado, podendo depois enviar por e-mail no formato PDF, divulgá-lo nas redes sociais, como Twitter e Facebook ou disponibilizá-lo para ser visualizado no próprio site da Cee Vee.



Assim, como foi possível ver com tantos aplicativos e tantas redes, não faltam oportunidades para o internauta colocar-se frente ao mercado de trabalho, seja procurando novas vagas, seja para estabelecer um networking, seja para fazer novos negócios. Manter uma postura ativa em seu posicionamento profissional na rede torna-se cada vez mais essencial nesses tempos (da chamada web 2.0) onde as pessoas estão permanentemente conectadas e a internet ajudou a eliminar conceitos como tempo e distância.

Tags: redes profissionais, Linkedin, networking.

Grupo: Eric Libardi Pereira, Kauê Alves Antonioli, Luiz Alberto Vaz Guimarães Santoro, Marcel Woo Balint, Raphael Costa, Tomas Afonso Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário