Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

[crdf] A história do Crowdfunding

Assim como o termo "redes sociais", o termo "crowdfunding" ganhou notoriedade com o crescimento e o desenvolvimento da WEB 2.0. Embora essas expressões sejam recentes no mundo virtual, ambas trazem consigo significados que já foram amplamente utilizados antes mesmo de existirem computadores e internet. Uma rede social, antes de ser uma rede de pessoas conectadas à internet, é uma rede de pessoas. A idéia de reunir doadores para construção e finalização de um projeto também já foi muito utilizada na história de nosso planeta como poderemos ver a seguir.


A primeira empresa que se tem registro de utilizar o método de crowdfunding é a Compania Holandesa das Índias Orientais, no ano de 1602. A empresa compartilhou os riscos financeiros das perigosas e caras viagen de navio para o Oriente com milhares de pessoas da época, através da oferta de ações públicas.


Outro exemplo da utilização do crowdfunding se deu na construção de um dos monumentos históricos mais importantes da humanidade, a estátua da liberdade. Como todos sabem, a estátua da liberdade foi um presente dado pela França aos EUA, em reconnhecimento à amizade estabelicida entre os dois países durante a Revolução Americana.


Contudo, devido à momentânea precariedade econômica que assolava os dois países naquela época, a estátua só poderia ser produzida se os EUA arcassem com a construção do pedestal.


Sendo assim, os dois países utilizaram-se das técnicas de crowdfunding para arrecadar recursos para concretizar a obra. A França utilizou impostos, criou várias formas de entretenimento e criou loterias. Nos Estados Unidos, espetáculos teatrais beneficentes, exibições de arte, leilões e prêmios ajudaram a providenciar os fundos necessários.

Por fim, há o exemplo mais recente do grupo de rock britânico Marillon, que reuniu 60 mil dólares com seus fãs, para financiar a sua turnê pelos EUA em 1997.




Nenhum comentário:

Postar um comentário