Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

[redes] Facebook entra para a luta contra o bullying

A rede social Facebook cria um aplicativo com o intuito de auxiliar vítimas de cyberbullying. A ferramenta de notificação social servirá para que pessoas possam notificar outras se algum dia elas se depararem com algo na rede de que elas não gostem ou forem vítimas de algum tipo de "agressão". O alvo do assédio terá a opção de enviar uma mensagem privada para a pessoa que postou o conteúdo difamatório e ainda terá a opção de incluir alguém de sua confiança (professor ou parente) na conversa. A ideia é que essa opção seja utilizada em situações de bullying com crianças.

Bullying é um assunto recorrente hoje em dia. Cada vez mais crianças e jovens são vítimas de "valentões" ou engraçadinhos que julgam ou fazem um pré-conceito de alguém, e acabam por tornar a vida da pessoa um inferno. Agora com a internet, tudo se intensifica, fazendo com que as brincadeiras não fiquem só entre uma roda de "amigos" ou a sala de aula, mas se espalhem por todo o mundo praticamente.

Um exemplo trágico de como o cyberbullying pode destruir a vida de uma pessoa é a do violinista Tyler Clementi, universitário do estado de Nova Jersey nos EUA. Após seu colega de quarto ter twittado mais de uma vez e postado vídeos dele em um encontro com outro homem, Tyler se jogou de uma ponte de 22 metros, acabando com a própria vida.

Juntamente com a conscientização da sociedade, o Facebook está se preparando para auxiliar seus usuários no combate a essa violência silenciosa. Ponto para ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário