A lei Rouanet (lei federal 8.313) assinada em 1991, permite que empresas que atuam como patrocinadoras de eventos culturais no País, recebam um abatimento de até 4% de seu imposto de renda. Entretanto, para um projeto ser enquadrado pela lei, ele precisa passar pela aprovação do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura.
Porém, a prática comumente verificada entre as empresas, é a de patrocinar somente shows de artistas famosos para se beneficiarem de propaganda gratuita e ainda serem contempladas com o incentivo fiscal fornecido pelo governo. Além disso, segundo dados do próprio Ministério da Cultura, dentre os 6, 4 milhões de reais que foram submetidos à aprovação, somente 714 mil foram aplicados nos projetos aprovados.
Sendo assim, os pequenos e médios artistas continuam sem obter o devido respaldo financeiro para realizar suas apresentações e perfomances. Para tanto, o crowdfunding surge como uma luz no fim do túnel, trazendo a possibilidade do financiamento colaborativo, realizado por simpatizantes e até mesmo pelo próprio público dos artistas.
Sites especializados em arrecadação para produções culturais como o "Produrama" e o "Queremos" trazem agilidade, simplicidade, baixo custo e total autonomia por parte de quem pede doações para realização de um projeto.
Fontes: www.sinprorp.org.br
www.produrama.com.br
www.webinsider.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário