Depois da partida entre Flamengo e Ceará, pela Copa do Brasil a poucos dias atrás, houve polêmica no Twitter, onde torcedores do Flamengo, por acharem que seu time tinha sido injustiçado ( o que não aconteceu, eu vi o jogo e foi uma das melhores atuações de um árbitro que eu já presenciei) postaram diversas mensagens racistas contra os nordestinos.
As mensagens que estão sendo analisadas pela OAB são essas:
“Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça” (sic). Já Farah
afirmou: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!” (sic); “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta” (sic); além de “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”(sic).
A Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE) afirmou que entrará nesta quinta-feira, 12, com notícia crime no Ministério Público Federal contra Amanda Régis e Lucian Farah. O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, justifica a notícia crime por considerar que qualquer forma de preconceito deve ser combatida. “Não podemos permitir que a pessoa, com um certo grau de conhecimento, se utilize da internet para disseminar prática de racismo”, declarou.
Claro que no futebol a emoção fala muito alto, e o que desejamos é o pior para nossos adversários em campo. Infelizmente há excessos que as vezes nem são intencionais, se fala qualquer coisa que possa diminuir seu adversário, mesmo que você, algumas horas depois, perceba que aquilo não reflete sua opinião real sobre ele.
Acho certo a OAB continuar com o processo para dar exemplo mesmo, mesmo pq se todos acharem que podem postar o que bem entenderem, o twitter pode virar um campo de discussões e violência social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário