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domingo, 20 de março de 2011

[ecomm] De consumidor para consumidor

Possuímos diversos modelos de e-commerce, como por exemplo, compras coletivas, lojas online que vendem para consumidores, pessoas jurídicas que vendem à outras pessoas jurídicas, entre outros modelos.

Mas um modelo que tem sido muito usado pelos internautas é a compra de produtos de uma pessoa física. Sites como Mercado Livre e Ebay são exemplos desse modo de transação. Ou seja, pessoas físicas cadastradas podem ofertam produtos, enquanto outras também cadastradas podem fazer suas compras, muitas dessas pessoas tanto compram através do canal, como também vendem. Além disso, há notas que os compradores dão aos vendedores, como notas de rapidez de entrega, qualidade da mercadoria, entre outras. Essas notas ficam expostas, tornando mais segura a compra dos internautas.

Muitos desses sites trabalham através do mecanismo de “mercado pago”, o pagamento só é enviado ao vendedor após a entrega normal do material ao comprador.

Algumas das vendas praticadas nesses sites são feitas através de leilão, cerca de 10% no Mercado Livre, no início a maioria das vendas eram feitas desse modo. E 80% dos produtos vendidos nesse site são novos, diferentemente do inicio da utilização desse meio, onde os produtos vendidos, em sua grande maioria, eram usados.

A facilidade desse modelo de comércio é a maior razão de seu sucesso. O vendedor só precisa ofertar seu produto, pois a intra-estrutura tecnológica e administrativa é oferecida pelo site, além da possibilidade desse vendedor conseguir uma renda extra ao final do mês. Já a principal vantagem do comprador são as ofertas a preços baixos, sem a necessidade de sair de casa para comprá-las.

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