Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

[GAMES] O MUNDO DOS GAMES


O segmento de games online se refere a jogos eletrônicos que estão disponíveis na internet tanto em sites como em redes sociais para que os internautas interajam com as diversões eletrônicas. A maioria das empresas brasileiras que desenvolvem games ainda são consideradas de pequeno porte, principalmente, por conta da alta tributação e na hora de contratar os profissionais. Já no âmbito internacional, o segmento de games online vem sendo cada vez mais analisados por empresas grandes que desejam se iniciar no mercado, já que games que gozam de popularidade podem atrair inúmeras pessoas para uma comunidade.
Dentre os principais players do segmento temos:

Zynga
Os games da empresa Zynga tem uma imensa popularidade no mundo inteiro: 225 milhões de pessoas por mês jogam seus jogos em sites como Facebook e Yahoo. Com o tamanho sucesso de seus jogos, a Zynga obteve uma avaliação mais alta que sua concorrente Electronic Arts, uma das maios criadoras de games do mundo.
Esta mais do que visível que os jogos online estão tomando conta da industria. Sendo a responsável por criar seis dos dez jogos mais populares do Facebook, a empresa gerencia operações de baixo custo e seu número de usuários esta na casa dos milhões.

PopCap Games
A Popcap Games foi fundada em 2000 por John Vechey, Brian Fiete e Jason Kapalka. Junto com o boom da internet os fundadores resolveram criar jogos bonitos, simples e acessíveis para a internet. A idéia é fazer jogos pra todos os tipo de pessoas. O primeiro jogo lançado pela empresa – o Bejeweled - foi um sucesso disparado.
Em seguida, a empresa decidiu criar as versões Deluxe dos seus jogos, ou seja, games para serem baixados e jogados em qualquer lugar pelo usuário, sem a necessidade de uma conexão com a internet. Foi um passo ousado, mas o resultado rapidamente se mostrou positivo, com ótimas criticas.
Em 2002 a empresa mostrou mais uma vez que veio para ficar: seus criadores resolveram sair de suas casas e contratar profissionais muito bem qualificados.
Hoje em dia a empresa tem mais de 300 funcionários muito bem qualificados e alcançou o status de uma marca respeitada e conhecida. A PopCap Games, além de se adaptar com facilidade a novas tendências - como o iPad, iPhone, smartphones e até jogos para aviões – trabalha na criação de jogos considerados user-friendly. Ainda assim, não possui muitos investidores o que dificulta seu trabalho e desenvolvimento de jogos.

EA Games
A Eletronics Arts foi fundada em 1982 por Trip Hawkins. Na época ela foi pioneira em criar jogos para computadores residenciais e também por valorizar o trabalho dos designer e programadores, logo seus games visam gráficos muito bons.
Em 1990, ela começou a adaptar seus jogos para novas plataformas de consoles. Depois disso seus grandes movimentos se resumiam em comprar outros desenvolvedores do setor. Em 2000 ela já era considerada uma das maiores do mundo. Em 2008 , a EA divulgou um faturamento e US$ 4.02 bilhões.
Ainda assim, jogos online não é a especialidade da EA Games, principalmente por ter dado tanto espaço para empresas pequenas e faltarem profissionais experientes na área.

A Bit Lucky
A Bit Lucky foi fundada recentemente. Ela é tão nova que ainda estão em processo de contratação. Ela entrou nos holofotes ultimamente, por causa de seu famoso jogo “Lucky Train”voltado para o Facebook. Outra coisa que alavancou seu crescimento foi o investimento de 5 Milhoes de dólares por parte da empresa japonesa NEXON.
Apesar de muito recente e de ainda ter muito a aprender sobre o mercado, “a Bit Lucky possui um bom domínio da área voltada para jogos em plataformas de redes sociais.

Booyah!
A Booyah! foi fundada em 2008 com o objetivo de explorar o setor crescente de Real-Word-Gaming. Este setor é basicamente suportado pela tecnologia GPS integrada nos smartphones somada as redes sociais. Seu jogo, considerado um hit, se chama "MyTown" com mais de 4 milhões de jogadores. Além disso, seu jogo “Nightclub City” é um dos jogos mais bem classificados no Facebook. A empresa conta com uma estrutura organizacional bem definida, apoiada em conselheiros especializados no setor de gaming. Ainda assim, é uma empresa relativamente pequena se comparada aos grandes players do setor.

Dentre os jogos online, temos alguns exemplos que se sobressaem e que vem sendo mais jogados do que outros. Sua popularidade depende do gosto do internauta e, portanto, é de suma importância que sejam auto-explicativos e de fácil acesso. Quanto mais complicado é um jogo, menor a paciência que o publico terá para joga-lo. Vamos ver alguns dos principais exemplos do mercado de Games:

FarmVille
O Farmville é um aplicativo da rede social Facebook que já pode ser considerado o maior game da historia, com mais de 35 milhões de jogadores. Em sua essência, Farmville é um jogo onde cada um se torna fazendeiro e cuida de sua fazenda, trabalhando e plantando para aumentar seus pontos e seu dinheiro e melhorar seus status no jogo. Como nao poderia deixar de ser, já que Farmville esta inserido dentro de uma rede social, todas as atividades que o jogador realiza podem ser compartilhadas na sua pagina pessoal do Facebook. É realizado também um ranking entre seus “vizinhos” – pessoas que fazem parte da rede social de cada um.

Mind 360
O jogo Mind 360 reúne games que trabalham com as nossas funções cerebrais, como a memória, raciocínio lógico, atenção, percepção visual e jogos de desenvolvimento de habilidades que facilitam na hora de executar as ações (na hora de solucionar problemas, por exemplo) com eficiência.

Grepolis
Grepolis é um jogo de construção na Grécia Antiga. O jogador pode construir grandes cidades, criar alianças poderosas e até mesmo utilizar o poder dos deuses para conquistar o mundo. A cada jogador é permitido uma única conta por mundo, sendo permitido que um jogador tenha mais que uma conta desde que em mundos diferentes. É permitido também que uma conta jogue em mais que um mundo.

Mafia Wars
O jogo Mafia Wars é um game online que, para ser jogado, necessita de mais de um jogador. Criado pela Zynga – muito conhecida por seus games no Facebook – o jogo pode ser encontrado como um aplicativo em sites de redes sociais como o próprio Facebook, além do Myspace, Tagged, Sônico e Yahoo!. Apenas no Facebook, o Mafia Wars registrou 25,9 milhões de contas (outubro de 2009).
O jogo gira entorno da principal líder da máfia de Nova Iorque que morreu e depois disso várias gangues começaram a luta pelo poder. A partir disso, o jogador buscará por juntar aliados fiéis para restabelecer a harmonia que unia os diversos chefes do crime da cidade. O objetivo é promover um escambo entre familiares, trocando armas, cartas chantagistas, roupas, cigarros, animais e até celulares confidenciais.

Café World
A criação mais nova feita pela Zynga para o Facebook foi o Café World, onde cozinhar é tudo. Conforme o gerente e chefe de seu próprio café, você tem que ter certeza de que tem comida suficiente para alimentar seus clientes famintos, é preciso saber reservar o seu espaço de se seu fogão para aqueles alimentos que demoram mais para cozinhar, além de certificar que o local esteja sempre limpo. Com um tempo de preparação dos pratos que variam de 5 minutos a dois dias, é extremamente importante saber gerir o seu tempo para garantir que os clientes descubram novos pratos, para que a avaliação do restaurante fique mais alta.

CityVille
Em vez de construir uma fazenda, os jogadores vão se tornar prefeitos de uma cidade para assim construí-las das cinzas, que nem no jogo Sim City.
"Em vez de colher frutas você estará construindo o seu bairro, em vez de limpar a fazenda do seu amigo, você vai trabalhar em sua franquia", disse Sean Kelly, gerente geral do jogo, à AFP.
O jogo funciona assim: você é um urbanista que deve construir estradas, casas, postos policiais, escolas, empresas, e até mesmo fazendas para fazer sua cidade crescer e ser capaz de fornecer o que for preciso para os moradores. Se você deixar de fornecer para seus vizinhos, sua cidade irá sofrer de alguma forma.
O grande negocio é a interação social. Os jogadores do CityVille podem criar sua própria franquia de restaurante e expandi-las para as cidades que os seus amigos construíram. No entanto, o verdadeiro plano de ganhar dinheiro da Zynga vem de negócios que desejam implantar franquias na sua cidade.






Arnon Ariza, Daniele Trad, Lais Ferreira, Michelle Lorentz e Victoria Duisberg

=]


Nenhum comentário:

Postar um comentário