Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

[sftw] Web 2.0 Comunicadores Instantâneos

Para quem achou que a comunicação instantânea via internet se baseava somente no MSN, GTalk e no Messenger do Yahoo! (principais players da categoria), estava muito enganado. O segmento de comunicadores virtuais vai muito além, e como tudo na rede, se inova a cada segundo. Com eles é possível interagir de diferentes maneiras, fazer amigos, namorar, conversar com os colegas de trabalho, manter contato por vídeo, por voz, compartilhar arquivos e etc.

Cada um possui a sua peculiaridade. No caso do Voxli, por exemplo, o usuário interage com seus contatos por voz, não precisa instalar nada além de um plugin, não é exigido cadastro, pode interagir com até duzentas pessoas ao mesmo tempo e, além de falar, teclar com todos da lista.


Por outro lado, o aplicativo não permite contato por vídeo e não funciona no sistema operacional Linux.

Semelhante ao Voxli, o famoso Skype, sinônimo de ligação gratuita via internet, o qual possui chamadas em áudio com ótima qualidade de som e videoconferência.

Funciona gratuitamente para chamar ou receber ligações para outro usuário do Skype. Por outro lado, para celular ou telefone fixo, é possível efetuar ligações pagando tarifas reduzidas, que em muitos casos podem chegar a R$ 0,01.

A sua interface não é tão amigável quando a do Windows Live Messenger, o que faz o Skype perder seu lugar para muitos usuários.

Já o comunicador bem conhecido Meebo, oferece todos aplicativos em um só lugar. Com a Web 2.0, ele permite que o usuário acesse o MSN, o AIM, o GTalk e o Yahoo! Messenger pelo browser. Além dessa opção variada o Moeebo é mais utilizado em locais como universidades, escolas e trabalho, em que o MSN ou outro aplicativo fora bloqueado. Para os Bloggers, ou mesmo donos de sites, o Meebo oferece o MeeboMe que tem o objetivo de possibilitar um chat entre as pessoas que entrarem no seu blog.

Porém, o Meebo não possui uma grande diferença do outros, não é possível colocar foto no perfil e nem enviar emoctions na conversa, e possui muitas reclamações de que as mensagens chegam falhas, ou muitas vezes não chegam.

Outro comunicador virtual interessante é o Hipchat, o qual permite a troca de mensagens instantâneas e privadas dentro de empresas. Oferece conversas via áudio, vídeo e acesso de visitantes. É de fácil uso e não requer que o usuário tenha um endereço de e-mail da empresa. Como mostra o vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=u6Qs73Torio

Contudo, o aplicativo requer que o usuário baixe um aplicativo offline que roda somente em Adobe AIR.

Uma plataforma semelhante a essa, é o aplicativo Campfire, o qual consiste em uma ferramenta web de chat em grupo para empresas, que permite ao usuário configurar salas de chat protegidas por senha. É muito utilizado em reuniões corporativas remotas, com a oportunidade de se compartilhar arquivos.



Por outro lado, como qualquer chat, as conversas não são privadas, além de o aplicativo ser gratuito para somente até quatro usuários simultâneos. Outra desvantagem é o fato do Campfire rodar somente em Firefox 1 ou superior e Internet Explorer 6 ou superior.

Por fim, outro exemplo do segmento é o pioneiro, o comunicador instantâneo ICQ. Desde 1997 até os dias de hoje, o aplicativo vem se atualizando, e a última versão lançada foi a ICQ 7.4. Agora, também é uma rede social.

Essa inovação transformou o programa em um mensageiro mais completo e útil. O único problema do programa são as extensões que ele adiciona em seu navegador, as quais são desnecessárias.

Tags: Comunicadores ; Redes Sociais ; WebChat


Grupo: Felipe Assato, Francieli Moraes, Ingrid Spritzer, Ligia Moro, Lilian Teramoto, Victor Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário