Aconteceu alguma vez de você ver algo em seu perfil no Facebook como se você tivesse "curtido" aquilo, mas na verdade não? Pois é, você foi "atacado por cibercriminosos" e agora faz parte de um número estatístico que triplicou nos últimos 12 meses.
De acordo com a AVG ( empresa especialista em segurança na internet), dados do primeiro trimestre de 2011 apontam que 42% de todos os ataques estão relacionados com aplicativos, enquanto o restante é difundido por meio de mensagens com links indevidos etc. Segundo o estudo, o Facebook é responsável por reunir 60% de todo o conteúdo potencialmente nocivo das redes sociais.
Esses "criminosos da internet" se utilizam da relação de confiança entre contatos próximos para assim enganar os usuários. Com a possibilidade de ver “vídeos” ou “fotos” supostamente postados por um amigo do Facebook, a pessoa clica no link. Aparentemente nada acontece, apenas abre uma página em branco, ou sem carregar totalmente, mas sem você saber, o mesmo link vai parar no seu perfil, como sendo algo que você "curtiu".
Segundo a AVG, os botões que estão dentro desses aplicativos possuem imagens invisíveis (GIFs) sobrepostas, e elas que captam as informações dos usuários e divulgam-nas no perfil da vítima perfil ("curtir"). Essa reação tornaria o ataque cada vez mais viral, espalhando-se rapidamente. Portanto, pense bem antes de sair clicando em qualquer link no Facebook.
Fonte: UOL Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário